O novo filme de Lily Gladstone, estrela de Assassinos da Lua das Flores, já está no Apple TV+. Vamos conhecer O Rito da Dança, uma mistura de drama familiar e mistério, que conta importante história sobre irmandade e a vida dos povos indígenas.
Tendo filmado o longa durante suas pausas no mais recente projeto grandioso de Martin Scorsese – que lhe rendeu uma indicação ao Oscar – este é um trabalho pessoal para a atriz.
O filme mergulha na cultura indígena americana e nos laços familiares. A descrição diz:
“Após o desaparecimento de sua irmã, uma vigarista nativa americana, Jax (Gladstone), sequestra sua sobrinha dos avós brancos da criança e parte para o powwow estadual [uma celebração da cultura indígena americana] na esperança de manter o que resta de sua família intacto.”
“Com o risco de perder a custódia para o pai de Jax, Frank (Shea Whigham), [Jax e sua sobrinha] pegam a estrada e percorrem o interior do país para encontrar a mãe de Roki a tempo do powwow. O que começa como uma busca gradualmente se transforma em uma investigação muito mais profunda sobre as complexidades e contradições das mulheres indígenas navegando em um mundo colonizado e à mercê de um sistema de justiça falido.”
Mais sobre O Rito da Dança
O filme examina de perto os casos de mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas, e como isso impacta tanto as vítimas quanto aqueles que as conhecem.
Erica Tremblay, a diretora, co-roteirista e produtora do filme, falou sobre o significado da história do filme para ela, em termos de quem ele representa.
“Estou emocionada em compartilhar essa bela história de duas mulheres Seneca-Cayuga com um público global”, disse ela. “Como cineasta indígena, ver minha comunidade incluída no rico mosaico do cinema é um sonho que se torna realidade.”
“Essa história nasceu do anseio de nos vermos refletidas na tela”, disse Erica. “Ser uma mulher indígena com identidades multidimensionais significa enfrentar realidades duras em espaços que são praticamente invisíveis.
“Por séculos, famílias indígenas foram fragmentadas por sistemas corruptos, e ainda assim uma comunidade vibrante e bela persiste. O Rito da Dança é, em última análise, nossa carta de amor para essa comunidade e para as mulheres e pessoas queer que a mantêm unida.”
Além de Lily Gladstone, Shea Whigham, Isabel Deroy-Olson, Crystle Lightning, Ryan Begay e Audrey Wasilewski também estão no filme.
O Rito da Dança está disponível no Apple TV+.