Os detalhes da história da sequência cancelada de Monstros S.A. sugerem que o filme da Pixar teria sido um verdadeiro drama. Lançado em novembro de 2001, Monstros S.A. foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de meio bilhão de dólares.
O filme foi dirigido por Pete Docter e David Silverman e contou com as vozes de John Goodman e Billy Crystal como dois melhores amigos monstros que trabalham em uma fábrica de energia. Devido ao sucesso do filme, havia planos para uma sequência, que evoluiu para o prelúdio de 2013, Universidade Monstros.
Monstros S.A. seguiu Sulley (Goodman) e Mike (Crystal) enquanto trabalhavam na empresa titular que obtinha energia ao assustar crianças humanas. Vivendo em Monstrópolis, a dupla acreditava que as crianças eram perigosas, até que uma menina chamada Boo entrou no mundo dos monstros. Com a ajuda de Mike, a dupla evitou a Agência de Detecção de Crianças (CDA) e alterou a percepção sobre a relação entre os dois mundos diferentes. Esse relacionamento foi o foco da sequência cancelada, Monstros S.A. 2: Perdidos em Scaradise.
A sequência nunca chegou a ser produzida, mas a série Monstros no Trabalho, da Disney+, eventualmente mostrou o que aconteceu após o filme. Monstros no Trabalho explora a vida na empresa após Henry J. Waternoose ser preso e mostra como a sociedade dos monstros passou a usar o riso como fonte de energia, em vez do medo.
Embora a sequência de Monstros S.A. nunca tenha sido lançada, a Pixar não evita material comovente. Segundo um esboço da trama, Monstros S.A. 2: Perdidos em Scaradise teria se passado um ano após o filme original, com Sulley e Mike visitando Boo no dia do seu aniversário.
No entanto, ao chegar ao quarto, encontram uma senhora idosa, percebendo que o tempo passa mais rápido no mundo de Boo. Ela, já idosa e ligada a máquinas hospitalares, reconheceria Sulley antes de falecer, tornando o filme emocionalmente pesado.
Sem planos para novas sequências
Apesar do sucesso de Universidade Monstros e Monstros no Trabalho, não há planos para uma sequência direta de Monstros S.A.
Segundo Peter Docter, diretor criativo da Pixar, a busca por ideias para uma sequência continua, mas ainda não encontraram uma história que justifique o desenvolvimento de um novo filme.
Essa sequência proposta seria difícil de aceitar para os fãs originais, mas ainda há esperança de que um dia a Pixar possa revisitar o relacionamento entre Sulley e Boo em um futuro filme.
Monstros S.A. está disponível no Disney+.