Respeito à cultura

Xógum: Hiroyuki Sanada exigiu elenco e equipe japoneses na série

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é o novo épico do Disney+ e do Star+

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é uma excepcional série do Disney+ e do Star+. Um dos pontos positivos da obra é como retrata o Japão feudal e parte do mérito vai para Hiroyuki Sanada, ator principal da obra.

Em entrevista à Vanity Fair, Sanada disse como exigiu que o elenco e equipe da obra fossem japoneses.

“Antes de aceitar o papel, perguntei aos roteiristas, ao diretor e aos produtores: Como vocês querem mostrar nossa cultura para o mundo? Eu disse a eles que, se eu aceitasse o papel, precisava de algumas coisas – inclusive, se vocês não contratarem atores japoneses para um papel japonês, não poderei participar desse projeto. Eu disse isso claramente. Eu tinha condições”, revelou o ator.

“Mas, às vezes, nos sets em que trabalhei, os acessórios estavam incorretos. Ou o idioma do pôster estava de cabeça para baixo. Precisei verificar tudo isso todos os dias e depois corrigir, corrigir, corrigir. Como ator apenas, não posso me envolver desde o início e, no set, não há tempo nem orçamento extra para mudar as coisas. Por isso, aprendi a dizer coisas como: ‘Por favor, corte isso – não é coisa do Japão, é algo chinês. Por favor, mude um pouco a moldura e tudo ficará bem. Vamos filmar’. Aprendi a fazer isso sem grandes brigas ou problemas. Todas essas experiências me ajudaram nesse filme. Mesmo que não seja um cenário perfeito, posso descobrir a mistura entre o que eles querem filmar e a cultura correta – como consertar a tempo e depois seguir em frente. Esse tipo de técnica me ajudou dessa vez”.

Cena de Xógum
Cena de Xógum

Mais sobre Xógum

Baseada no romance de 1975 de mesmo nome do autor James Clavell, o seriado narra a colisão entre duas culturas quando um marinheiro inglês naufraga no Japão do século XVII, trazendo consigo tecnologia que pode mudar o rumo das crescentes lutas políticas de um senhor local.

Criada por Rachel Kondo e Justin Marks, a adaptação, que segue uma minissérie de TV anterior em 1980, tentará introduzir a história épica a uma nova geração.

Até agora, todos têm aclamado a produção, com muitos comparando-a favoravelmente a Game of Thrones, embora sejam premissas totalmente diferentes.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão está disponível no Star+ e no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.