Coringa é o filme baseado em quadrinhos que recebeu mais indicações ao Oscar (11 no total) e isso diz muito sobre a qualidade do grande sucesso da DC em 2019.
Outros filmes do gênero já chegaram lá. Pantera Negra foi reconhecido, assim como Batman: O Cavaleiro das Trevas, que deu um Oscar póstumo para Heath Ledger.
Ainda assim, é justo dizer que há um filme de herói que merecia mais reconhecimento, muito mais do que tantos outros. Para o site CBR, esse filme é Logan.
Logan merecia mais
Logan é o filme que conta a história final do Wolverine de Hugh Jackman. Perdido em um futuro sombrio, o herói tem que proteger a pequena Laura e seu velho mentor, o Professor Xavier, enquanto lida com traumas do passado.
Logan é ligeiramente baseado na HQ “Old Man Logan”, da Marvel, mas o longa possui outras dezenas de influências.
Muito parecido com um filme do gênero faroeste, Logan conta uma história emocionante e visceral. É um filme que fala sobre família, pertencimento, dor e perdão de formas muito complexas e interessantes.
Logan consegue explorar diversos temas complexos da identidade humana sem ser expositivo, utilizando apenas sua qualidade cinematográfica para mostrar ao espectador o que ele precisa ver.
E que qualidade. Logan é um primor técnico, com uma fotografia impecável e atuações de tirar o fôlego. É um dos melhores filmes de herói já feitos e isso é quase consenso entre os fãs e a crítica.
Mesmo assim, Logan foi indicado apenas ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. É muito pouco pra um filme tão inspirador e instigante.
Coringa é de fato incrível e nada muda isso, mas a força do filme nas premiações só mostra como Logan foi injustiçado, já que esse era um filme tão bom – ou até melhor – quanto Coringa.
Coringa recebeu 11 indicações ao Oscar 2020. Dentre elas, destacam-se as indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor para Todd Phillips e Melhor Ator para Joaquin Phoenix.
A cerimônia do Oscar acontece no dia 9 de fevereiro.