Streaming

Filme com Jim Carrey resolve grande mistério de Sonic; veja

Contém spoilers!

Sonic: O Filme revela o objetivo e o significado dos anéis de ouro que o velocista azul da SEGA adorava colecionar na série de videogames. A jornada de Sonic para se tornar o ouriço mais famoso do mundo começou em 1991 com o lançamento da primeira produção de videogame da franquia no console SEGA Genesis (conhecido como Mega Drive) e imediatamente capturou a imaginação dos jovens com cores vibrantes e um elenco de personagens icônicos com Sonic e seu inimigo maligno, Dr. Robotnik.

Embora a carreira de Sonic nos videogames possa ter diminuído nos últimos anos, o próprio personagem permaneceu eternamente popular, particularmente nos domínios da animação e do merchandising. 2020, no entanto, marca a tão esperada estreia de Sonic no cinema.

Sonic é dublado por Ben Schwartz, enquanto James Marsden interpreta o melhor amigo humano de Sonic, e o divertido Jim Carrey assume o cobiçado papel de Robotnik. Apesar dos problemas iniciais que forçaram uma reformulação completa do personagem principal de CGI, Sonic: O Filme recebeu mais elogios do que críticas até agora e está apresentando um desempenho decente nas bilheterias.

Talvez o maior princípio importante dos videogames de Sonic seja coletar a abundância de anéis de ouro espalhados por todo o lado. Assim como Mario tem moedas, Spyro tem pedras preciosas e Crash tem maçãs, para ser bem-sucedido com Sonic, é necessário que o jogador use anéis de ouro como se fossem… feitos de ouro.

A adaptação do filme leva esse tema adiante, mas de uma maneira muito diferente.

Anéis de ouro nos jogos de Sonic

Os anéis de ouro do Sonic cumprem uma variedade de funções nos videogames. Imediatamente quando o primeiro estágio começa, os jogadores são atraídos pelos anéis de ouro espalhados pelo mundo louco de armadilhas, animais fofos e lava derretida de Sonic.

Os anéis agem como a tábua de salvação de Sonic. Se o personagem for atingido por um inimigo ou um ataque desonesto durante sua aventura e não estiver carregando nenhum anel, o personagem morrerá e o jogador perderá uma vida, com a temida tela Game Over surgindo se esses também estiverem esgotados.

Se Sonic tiver sorte o suficiente para carregar alguns anéis entre os pelos quando sofrer dano, ele sobreviverá, mas derruba todos os anéis que ele coletou até agora. Quanto mais anéis um jogador possuir, maior a chance que eles têm de recuperar rapidamente o ouro perdido antes que ele desapareça.

A cada 100 anéis coletados (e não perdidos), o jogador ganha uma vida extra.

Outra versão dos anéis de ouro nos videogames originais do Sonic são os gigantes usados ​​para levar o jogador a níveis de bônus. Se Sonic chegar ao final de um Ato e atingir o limite exigido de 50 anéis, um anel de ouro gigante aparecerá na linha de chegada (as regras exatas mudam ao longo da série).

Se o jogador puder manobrar Sonic através do ringue, ele será transportado para um mundo ainda mais estranho que contém as poderosas Esmeraldas do Caos, as mesmas coisas cobiçadas por Robotnik.

Em termos de mitologia dos videogames, não há explicação real sobre por que os anéis existem ou como eles surgiram. Sonic vem de um tempo mais simples, quando Hideo Kojima não usava cenas de 30 minutos entre os níveis para explicar um enredo labiríntico.

A única tradição por trás dos anéis é que eles contêm uma energia misteriosa que pode ser usada para alimentar máquinas, e parecem desaparecer quando captados. Em alguns jogos de Sonic, os anéis de ouro atuam como moeda no mundo do Sonic.

O novo objetivo dos anéis de ouro em Sonic

O filme de Sonic conta com sua própria interpretação do familiar mecânico de anéis de ouro. O guardião de Sonic, Longclaw, a coruja, acredita que Sonic deve permanecer oculto devido a seus poderes únicos e fornece ao ouriço um saco de anéis de ouro.

Longclaw fornece uma demonstração para Sonic (e o público), revelando que os anéis podem atuar como portais de uma parte do universo para outra, criando um método de se mover instantaneamente entre os mundos. É assim que Sonic viaja de seu próprio planeta natal para a Terra e depois, quando sua presença é descoberta pelo Dr. Robotnik de Jim Carrey, ele tenta atravessar o mundo dos cogumelos, mais uma vez usando os anéis como portais.

Sonic explica que os anéis funcionam simplesmente pensando em um destino, o que lhe permite mover-se rapidamente pela Terra durante a luta final com o gênio do mal interpretado por Jim Carrey.

Embora os anéis sejam claramente importantes para Sonic, tanto como um lembrete sentimental de Longclaw como um meio de sobrevivência, sua vida não depende deles no sentido literal, nem parece protegê-lo de ataques. Além disso, onde os anéis originais estariam apenas no chão ou flutuando no ar esperando para serem apanhados, eles são muito menos comuns na estreia do Sonic em Hollywood.

Curiosamente, o filme também dá ao personagem uma pequena bolsa para manter seus anéis, resolvendo um dos mistérios da série de videogames.

Como os anéis do filme se relacionam com os jogos

De um modo geral, os anéis no filme do Sonic são muito diferentes dos coletados pelos jogadores desde os anos 90, mas há uma sequência de continuidade que às vezes é óbvia, e em outros lugares é mais sutil. Por exemplo, quando Sonic de Ben Schwartz perde seus anéis no cinema, ele não morre como nos videogames, mas há dois pontos no filme em que Sonic desmaia e perde seus anéis simultaneamente.

O primeiro acontece quando Tom acerta Sonic com um dardo tranquilizante, fazendo com que Sonic largue seus anéis através de um portal para São Francisco, enquanto o segundo acontece durante a batalha final, quando Sonic é derrubado lutando contra Robotnik e solta seus anéis no chão. As cenas são uma boa alusão aos videogames, especialmente no segundo caso em que o ouriço corre para pegar os anéis novamente, assim como os jogadores.

As propriedades de teletransporte dos anéis em Sonic: O Filme também são (muito) pouco adaptadas da série de videogames. No mundo da SEGA, os pequenos anéis seriam a salvação de Sonic, e então os anéis gigantes no final do nível o levariam para encontrar as Esmeraldas do Caos.

Os anéis do filme são essencialmente uma combinação dos dois; os pequenos anéis de Sonic crescem e se transformam em portais intergalácticos, não necessariamente para as Esmeraldas do Caos, mas para o Egito, um planeta em forma de cogumelo ou qualquer outro lugar em que Sonic possa pensar.

Embora os anéis de Sonic não estejam diretamente ligados à sua vida em sua aventura no cinema, Longclaw cria essa mesma impressão, figurativamente falando. As bugigangas de ouro podem não proteger fisicamente Sonic de balas, lasers ou robôs, mas foram dadas a ele como um meio de escapar do perigo, embora fugindo, permitindo que atinjam a mesma função dos videogames.

Apesar dos desvios óbvios, é claro que o filme tira ideias grosseiras dos jogos, mas dá uma explicação mais profunda. Melhor ainda, a mitologia dos anéis no filme de 2020 poderia funcionar como uma adição aos jogos; talvez colecionar 50 anéis no Genesis permita que Sonic crie um anel gigante de teletransporte no final de cada nível e ele os use exclusivamente para encontrar as Esmeraldas do Caos.

Sonic: O Filme está em cartaz nos cinemas.

Sair da versão mobile