Globoplay

10 filmes LGBTQIA+ para ver em serviços de streaming

As melhores produções queer para assistir no HBO Max, Prime Video, Globoplay, Disney+ e Star+

Você sabia que, nesta quarta-feira (28 de junho), é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+? Marcada pela luta por direitos, o combate à intolerância e a celebração da cultura queer, a data é cheia de festas, protestos e eventos em todo o mundo. Você também pode celebrar o dia especial assistindo filmes em plataformas de streaming!

O Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no dia 28 de junho em homenagem a um dos capítulos mais marcantes da luta da comunidade queer pelos direitos sociais: a Revolta de Stonewall – uma série de protestos contra a repressão policial.

“As manifestações duraram seis dias, mobilizando milhares de pessoas em diversos pontos da cidade, fazendo com que o ativismo pelos direitos LGBTQIA+ ganhasse o debate público e as ruas”, explica o site O Globo.

Com isso em mente, confira abaixo 10 filmes LGBTQIA+ para comemorar o Dia do Orgulho nas plataformas de streaming!

Com Amor, Simon – Star+

Com Amor, Simon acompanha a história do protagonista Simon Spier, um adolescente de 17 anos que ainda não contou à família ou aos amigos que é gay. Além disso, ele também não conhece a verdadeira identidade do colega anônimo por quem se apaixonou online. Para solucionar estes dois problemas, Simon embarca em uma jornada hilária, aterrorizante e transformadora.

Encarando Meus Segredos – Disney+

Lançado no Disney+ em 2021, Encarando Meus Segredos é um divertido curta-metragem que utiliza conceitos de fantasia para abordar, de maneira leve e inspiradora, a jornada dos jovens queer. Na trama, Val Garcia é uma adolescente mexicana-americana, metade vampira, metade humana. Sentindo que não se encaixa nem na família vampira e nem entre os amigos humanos, ela tenta descobrir qual é seu verdadeiro papel no mundo.

The Normal Heart – HBO Max

A epidemia de HIV, ocorrida primordialmente na década de 80, ceifou alguns dos maiores talentos da comunidade LGBTQIA+. Essa história dramática e emocionante é contada no trágico filme The Normal Heart. Ambientado em Nova York, o longa acompanha a jornada de um escritor que, junto com os amigos, tenta expor o descaso do governo americano à crise da AIDS. Mark Ruffalo (Vingadores) e Matt Bomer (American Horror Story) estão no elenco.

Ammonite – Prime Video

No drama de época Ammonite, Mary Anning, uma aclamada caçadora de fósseis, é forçada a cuidar da esposa doente de um cliente rico. A partir daí, as duas não demoram a desenvolver um vínculo intenso que as obriga a reexaminar seu relacionamento e encarar o poder do amor – em uma época na qual as relações entre mulheres ainda eram consideradas “loucura”. Kate Winslet (Titanic) interpreta a protagonista.

Paloma – Globoplay

Divertido, tocante e cheio de energia, o filme brasileiro Paloma acompanha a história da protagonista titular, uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e trans. Paloma tem apenas um desejo em sua dura vida: se casar na Igreja com o namorado Zé, com tudo que uma noiva tem direito, incluindo vestido branco, véu e grinalda. Será que ela conseguirá atingir seu objetivo? Só assistindo ao filme para saber.

Rocketman – Star+

A cinebiografia Rocketman foca na história de um dos maiores ícones da comunidade LGBTQIA+: o músico Elton John. Com Taron Egerton (Franquia Kingsman) no papel principal, o filme mostra como o jovem Reginald Dwight começou sua carreira, mudou de nome para Elton John, e se tornou uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Richard Madden (Game of Thrones) também está no elenco.

Trevor: O Musical – Disney+

Uma verdadeira “joia escondida” no catálogo do Disney+, Trevor: O Musical é uma história comovente e divertida sobre autodescoberta e o poder da aceitação. O filme acompanha a trajetória de Trevor, um adolescente de 13 anos que, após passar por um embaraçoso incidente na escola, reúne coragem para seguir seu próprio caminho, e embarca em uma turbulenta jornada de autodescoberta para descobrir o que realmente significa ser uma pessoa queer.

Moonlight: Sob a Luz do Luar – HBO Max

Aclamado por público e crítica, Moonlight: Sob a Luz do Luar levou o Oscar de Melhor Filme em 2017. O filme apresenta um olhar sensível e emocionante sobre três capítulos decisivos da vida do protagonista Chiron, um jovem negro e gay que cresce em Miami. Prepare o lencinho, pois este filme é realmente tocante! Seu elenco é liderado por Ashton Sanders (All Day All Night) e Trevante Rhodes (Os Estados Unidos Contra Billie Holiday).

Meus Encontros com Amber – Prime Video

Ambientado na Irlanda dos anos 90, Meus Encontros com Amber conta a história de dois adolescentes – Eddie e Amber – que fingem ter um relacionamento para que as pessoas parem de especular sobre a sua sexualidade. O filme mostra como o ridículo as pessoas queer terem que esconder quem são de verdade para atender às expectativas da sociedade, destacando-se também por seu excelente desfecho.

Flores Raras – Globoplay

Inspirado em eventos reais, o filme brasileiro Flores Raras acompanha a emocionante história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. A trama se passa na Petrópolis das décadas de 1950 e 1960, abordando também o surgimento da Bossa Nova e a inauguração da capital Brasília. No longa, Glória Pires (Mulheres de Areia) vive Lota de Macedo, e Miranda Otto (O Senhor dos Anéis) interpreta Elizabeth Bishop.

Sair da versão mobile