Game of Thrones foi um verdadeiro marco da cultura pop, atraindo legiões de fãs, inclusive quem nem se interessava muito pelo gênero fantasia.
Apesar disso, a série não foi ausente de polêmicas e controvérsias, especialmente em suas temporadas finais.
Enquanto muitos concordam que houve um deslize na qualidade da obra após a quarta temporada, há fatos que ninguém – ou quase ninguém – admite sobre a série da HBO. Vamos ver alguns deles, abaixo. (via Winter is Coming)
A 8ª temporada de Game of Thrones não é tão ruim assim
A última temporada de Game of Thrones já se tornou infame. Ao longo de seis episódios, o programa encerrou rapidamente tramas que se arrastavam há muito tempo e matou muitos de nossos personagens favoritos – embora talvez não tantos quanto esperávamos.
Até hoje, é difícil falar de Game of Thrones sem que as pessoas se queixem de seu terrível final. Mas a questão é a seguinte: a oitava temporada de Game of Thrones certamente não é a mais forte da série, mas também não é tão horrível quanto dizem.
Sim, ela apressou as coisas no final. Sim, havia elementos que precisavam de mais tempo para respirar e personagens que precisavam de mais tempo de tela para que pudéssemos entender suas grandes decisões. Mas a 8ª temporada de Game of Thrones está longe de ser o lixo que muitos fãs levam a crer.
Bran Stark foi a escolha certa para se tornar rei
Bran está acima das preocupações mundanas, e vimos inúmeras vezes em Game of Thrones que as preocupações mesquinhas e mundanas foram a ruína das grandes casas. Mesmo quando o fim literal do mundo se aproximava, algumas delas não conseguiam deixar de lado suas diferenças diante disso. Eleger um governante como Bran depois de todo esse derramamento de sangue faz sentido.
Além de tudo isso, há o fato de que George R.R. Martin revelou três grandes reviravoltas a Benioff e Weiss. A terceira e última dessas reviravoltas foi algo “bem no final”. É perfeitamente possível que Bran tenha feito parte dessa reviravolta final, e sua eventual ascensão é algo que Martin planejou para sua série durante anos.
Joffrey Baratheon é um dos melhores personagens de Game of Thrones
Game of Thrones teve muitos personagens amados e outros tantos que os espectadores adoravam odiar, mas poucos vilões deixaram uma marca tão grande quanto Joffrey Baratheon. Filho incestuoso de Cersei Lannister e Jamie Lannister, Joffrey ascendeu ao Trono de Ferro após a morte do Rei Robert na 1ª temporada.
Ninguém contesta o fato de Joffrey ser terrível. George R.R. Martin é excelente em escrever vilões repugnantes; combinado com uma atuação espetacular do ator Jack Gleeson, o rei adolescente desajustado praticamente saltou da tela e nos fez torcer por sua morte por anos a fio.
Mas, por trás de tudo isso, há um segredo sombrio e horrível que poucos fãs de Thrones dirão em voz alta: Joffrey Baratheon é, na verdade, um dos melhores personagens da série. É por isso que todos nós amamos odiá-lo tanto. É emocionante assisti-lo, uma bomba-relógio em que você nunca sabe qual será a próxima coisa terrível que ele vai pensar em fazer. Ao mesmo tempo, somos levados a entender que ele acabou ficando assim por um motivo. As crianças podem se tornar bastante monstruosas quando acreditam que nasceram para governar outras pessoas.
Robb Stark meio que mereceu ser traído no Casamento Vermelho
O ímpeto para o Casamento Vermelho é que, no início da guerra, Catelyn envolve Robb em um pacto de noivado com a Casa Frey para que ele possa atravessar a fortaleza deles e garantir uma vitória crucial. No entanto, Robb se casa com outra pessoa em segredo e desiste do acordo com os Frey.
Nos livros, isso é descrito como duas obrigações em guerra que forçam Robb a tomar uma decisão ruim. Ele dorme com uma jovem de uma casa nobre chamada Jeyne Westerling e, em vez de desonrá-la, casa-se com ela. Ele deixa que seu idealismo o guie para manter a honra de Jeyne intacta e, em seguida, despreza uma casa poderosa, cujo apoio ele precisa, porque não estava pensando claramente no panorama geral, o que leva à morte de muitas pessoas.
A série torna os motivos de Robb ainda mais egoístas, porque ele se casa com Talisa por amor. Não há conflito ideológico para o Robb Stark da televisão; ele simplesmente conhece outra pessoa e joga pela janela um voto solene feito em seu nome. É de se admirar que os Frey estivessem furiosos?
Daenerys Targaryen sempre se tornaria má
Muitos criticaram, com razão, a velocidade da virada de Dany. Parece que a série realmente apressou a transformação em sua última temporada, basicamente fazendo com que todos ao redor de Dany a tratassem como lixo, de uma forma que não dava para acreditar.
Mas, apesar de todos esses problemas, é indiscutível que esse destino sombrio sempre esteve reservado para ela. Dany sempre se tornaria má. Os sinais estavam lá desde cedo e com frequência – crucificar os nobres de Meereen sem verificar quais eram maus e quais não eram, tentar usar magia de sangue para trazer de volta seu marido moribundo contra o conselho de todos, alimentar seu dragão com um nobre cativo, incendiar a família de Samwell Tarly, e mais.