Alerta de spoilers
A Casa do Dragão fez algumas mudanças significativas nas idades de seus personagens Targaryen mais jovens, o que representa uma ameaça para um dos momentos mais esperados da segunda temporada.
A introdução de Lord Cregan Stark é uma parte muito aguardada da segunda temporada de A Casa do Dragão, mas seus melhores e maiores momentos só devem acontecer muito depois disso, provavelmente na quarta temporada.
A história da Casa Stark pode ter dominado Game of Thrones, mas tem apenas um papel secundário em A Casa do Dragão. A grande casa mal foi vista na primeira temporada, com Rickon Stark jurando lealdade à Princesa Rhaenyra Targaryen como a herdeira escolhida do Rei Viserys I.
A segunda temporada pelo menos terá um pouco mais de ação da Casa Stark. O final da primeira temporada mostrou Rhaenyra enviando seu filho mais velho, Jacaerys Velaryon, para o Vale (onde ele se encontrará com Lady Jeyne Arryn) e depois para Winterfell, no Norte, onde ele encontrará Cregan Stark. Este último será especialmente importante, mas principalmente mais adiante.
O que exatamente acontece com Jacaerys e Cregan em Winterfell é, como tudo em Fogo & Sangue, o livro que deu origem à série, debatido pelas diversas fontes históricas fictícias da obra de George R. R. Martin.
Uma fonte afirma que Jace e Cregan se tornam amigos e passam tempo caçando e bebendo; outra que Jacaerys tenta converter Cregan à Fé dos Sete; a terceira e mais sensacionalista, do bobo da corte Mushroom, afirma que Jace dormiu com a meia-irmã bastarda de Cregan, e o Senhor Stark os forçou a se casar.
Independentemente da verdade (que poderia bem ser qualquer uma ou uma combinação de todas), o resultado final não está em debate. Cregan concordou em fornecer apoio a Rhaenyra; em troca, a primeira filha de Jacaerys, assumindo que ele teria uma, seria casada com o filho de Cregan. Isso ficou conhecido como o Pacto de Gelo e Fogo, uma grande aliança entre os Stark e os Targaryen, embora nunca tenha sido verdadeiramente cumprida, já que Jacaerys morreu antes do fim da Dança dos Dragões.
Isso é o grosso do papel de Cregan na segunda temporada de A Casa do Dragão. Embora importante, provavelmente se resumirá a algumas cenas ao longo de alguns episódios, já que não é o foco principal da história e há eventos maiores para lidar, especialmente porque a temporada tem apenas oito episódios em vez de 10.
Papel de Cregan Stark na 4ª temporada de A Casa do Dragão será grande
Dependendo de quantas temporadas a série terá – quatro sendo o número mais provável até o momento – então Cregan realmente entrará na Dança dos Dragões no final da guerra civil.
Embora ele envie um grande exército do Norte para lutar pelo lado de Rhaenyra, Cregan ele mesmo não lidera um exército até muito mais tarde.
De fato, apesar de ter um exército de milhares (o número exato é disputado e varia de 8.000 a até 20.000), a maior parte da luta já havia sido feita quando eles chegaram a Porto Real, e o Rei Aegon II Targaryen já havia sido morto (Rhaenyra também está morta nesse ponto).
Ainda assim, Cregan começa a limpar a bagunça deixada pelos Targaryen. Ele prende e condena vários membros remanescentes dos verdes e governa Westeros aos pés do Trono de Ferro por pouco menos de uma semana. Nesse tempo, Cregan se mostra exatamente o Stark que se esperaria – fiel ao seu dever e honra – mas também mais brutal e formidável do que qualquer personagem que o público tenha conhecido em Game of Thrones, o que deve ser fascinante de assistir.
Ele pessoalmente executa dois homens com a grande espada Gelo, incluindo Larys Strong – uma morte que certamente estará entre as mais satisfatórias do programa.
Durante esse tempo, Cregan também conhece Alysanne Blackwood, também conhecida como Black Aly. Uma grande arqueira e caçadora, Black Aly é talvez a personagem mais próxima que A Casa do Dragão terá de Arya Stark, o que torna ainda mais empolgante a história deles na quarta temporada. É realmente nesse momento que os Stark entrarão em destaque e serão um fator decisivo na história, mostrando uma parte fundamental de sua história e alguns dos personagens mais memoráveis dela.
Isso também significa que os Stark, de fato, encerrarão o programa como um dos vencedores da Dança dos Dragões, voltando para casa em seus próprios termos depois de ajudar a restaurar a paz e a ordem no reino.
A Casa do Dragão é exibida pelo HBO Max.