Explicado

A Casa do Dragão: O que realmente aconteceu a Valyria?

A Perdição de Valyria foi uma série de desastres naturais, possivelmente místicos, que destruiu a cidade, marcando a história sombria de Game of Thrones.

A Casa do Dragão: O que realmente aconteceu a Valyria?

Aqueles que assistiram A Casa do Dragão e Game of Thrones certamente encontraram menções a Valyria, uma cidade lendária destruída há muito tempo, conhecida tanto por seu glamour quanto por sua escuridão.

A capital do Feudo Franco Valiriano comandava um vasto poder militar e mais de 1.000 dragões, além de riquezas inigualáveis, esplendor e proezas mágicas. Então, o que poderia ter destruído Valyria tão completamente que as pessoas continuam assustadas com o lugar muito tempo depois do evento?

A cidade caiu diante de algo tão aterrorizante que alguns simplesmente o chamam de “A Perdição”, embora seja mais comumente conhecido como a “Perdição de Valyria”. Foi uma série de desastres naturais provavelmente desencadeada pela erupção violenta de cada um dos Quatorze Fogos — uma cadeia de grandes vulcões na área. Além das erupções simultâneas dos vulcões, o cataclismo envolveu terremotos extremos, um tsunami e outros eventos. A Perdição foi tão brutal que toda a península onde Valyria estava localizada se transformou em uma série de ilhas cercadas pelo Mar Fumegante, um corpo de água desastroso onde navios desaparecem e a atividade vulcânica continua a reinar.

Há também aqueles que atribuem a destruição total a interferências mágicas ou místicas. Um evento em particular sugere que algo sinistro de fato se esconde nas ruínas de Valyria. Muito antes de A Casa do Dragão, Aerea Targaryen e o dragão Balerion retornam a Pedra do Dragão após um longo período de ausência que provavelmente passaram em Valyria. Ela logo morre uma morte lenta e horrível quando criaturas estranhas que infestaram seu corpo a queimam por dentro. Embora a maneira de sua morte não seja de conhecimento comum, o evento faz com que os Targaryens emitam uma proibição de viagem rigorosamente aplicada às ilhas Valirianas.

A Perdição de Valyria é um excelente exemplo do que a franquia representa. Desde o aço valiriano até a aparência distinta da família Targaryen e seu estilo épico de montadores de dragões, muitos dos elementos de alta fantasia mais proeminentes da franquia são remanescentes da Velha Valyria e se destacam em comparação com o tom geralmente sombrio. Claro, esta é a franquia de George R.R. Martin, então o fato de Valyria ser um local tão incrível significa que nunca teve uma chance.

A Casa do Dragão: O que realmente aconteceu a Valyria?

A Perdição de Valyria: Reflexos na Narrativa de Game of Thrones

A escrita do autor é conhecida por inclinar-se para o lado mais sombrio e sangrento do espectro de fantasia. Como tal, o fato de ele ter escolhido destruir o local mais épico da história da franquia da maneira mais brutal possível está perfeitamente dentro do esperado.

Na quinta temporada de Game of Thrones, episódio 5, Ser Jorah Mormont e Tyrion Lannister viajam pelas ruínas de Valyria de barco para evitar piratas, e eles solene relatam parte da tradição sobre a Perdição de Valyria, enquanto Drogon faz um voo estrategicamente cronometrado para adicionar à atmosfera.

Game of Thrones e A Casa do Dragão estão disponíveis no Max.

Sair da versão mobile