Você sabia?

A Casa do Dragão: Quem é a mãe de Daemon e qual o significado do sonho dele

Explicamos o sonho de Daemon Targaryen em Harrenhal

Daemon e Alyssa Targaryen
Daemon e Alyssa Targaryen

A Casa do Dragão traz uma cena de sexo entre Daemon e a mãe dele no 3º episódio. Mas quem era a mãe do personagem, como ela morreu e qual o significado da cena onírica?

A nova temporada de A Casa do Dragão foi filmada no Reino Unido e na Espanha, que também serviu de palco para a primeira temporada e diversas cenas de Game of Thrones.

A série conta com um novo showrunner. Miguel Sapochnik, um dos criadores de A Casa do Dragão, pegou todos de surpresa quando anunciou que não retornaria para a segunda temporada. Ele revelou que gostaria de dar um tempo da franquia, mas o principal motivo é que o showrunner e a HBO tiveram grandes diferenças criativas sobre A Casa do Dragão.

Apesar disso, Sapochnik continua como produtor executivo. O roteirista Ryan Condal assumiu o cargo de novo showrunner.

Retornam ao elenco da segunda temporada, Emma D’Arcy (Rhaenyra Targaryen), Matt Smith (Daemon Targaryen), Olivia Cooke (Alicent Hightower), Eve Best (Princesa Rhaenys Targaryen), Steve Toussaint (Corlys Velaryon), Fabien Frankel (Ser Criston Cole), Ewan Mitchell (Príncipe Aemond Targaryen), Tom Glynn-Carney (Aegon II Targaryen), Sonoya Mizuno (Mysaria) e Rhys Ifans (Otto Hightower).

Outros membros do elenco que retornam para a segunda temporada incluem Harry Collett (Jace Velaryon), Bethany Antonia (Baela Targaryen), Phoebe Campbell (Rhaena Targaryen), Phia Saban (Helaena Targaryen), Jefferson Hall (Jason Lannister) e Matthew Needham (Larys Strong).

Continue lendo para saber quem foi a mãe de Daemon e qual o significado do sonho dele.

Alyssa Targaryen

Quem foi Alyssa Targaryen

Embora quase não tenha sido mencionada em A Casa do Dragão, Alyssa Targaryen é uma figura importante na árvore genealógica da Casa Targaryen.

Ela não só era a mãe do Rei Viserys I Targaryen e do Príncipe Daemon Targaryen, como também era a filha do Rei Jaehaerys I e da Rainha Alysanne Targaryen, que montava dragões.

Alyssa foi um dos poucos filhos de Jaehaerys e Alysanne que sobreviveram até a idade adulta, embora tenha morrido de complicações após dar à luz seu terceiro filho, Aegon, que também morreu apenas seis meses após seu nascimento.

A mãe de Daemon era casada com seu irmão mais velho, Baelon, sendo Alyssa a primeira cavaleira do dragão de Meleys, enquanto Baelon montava Balerion.

De acordo com o livro Fogo e Sangue, de George R.R. Martin, Alyssa era conhecida por sua ferocidade, aspereza, inteligência e natureza obstinada. Alyssa morreu quando Viserys e Daemon eram crianças pequenas, e é por isso que Alys Rivers, da Casa do Dragão, comenta com Daemon que é uma pena que ele nunca a tenha conhecido de verdade.

Daemon Targaryen em A Casa do Dragão

O significado do sangue de Daemon

A visão de Daemon dormindo com sua mãe se encaixa na teoria divisória do neurologista sobre o complexo de Édipo, que sugere que os homens desenvolvem inconscientemente uma paixão sexual pela mãe e uma hostilidade responsiva em relação ao pai.

À medida que Daemon busca recuperar seu senso de poder, ele inconscientemente se vê intimamente atraído pela mulher que sempre lhe deu esse poder e nunca o desprezou.

No passado, Daemon também confundiu sexo com poder. O fato de Daemon ter seduzido a jovem Rhaenyra foi uma forma de tentar se aproximar do Trono de Ferro e de sua herança, e dormir com Mysaria lhe deu mais poder e influência como o príncipe da Baixada das Pulgas.

O complexo de superioridade e o senso de poder e grandeza de Daemon em relação aos outros parecem estar enraizados na ideia de que ele era o filho favorito de sua mãe, de modo que sua visão de fazer sexo com ela o aproxima da fonte original dessa confiança e autoridade. Daemon fica mais excitado com o domínio sobre os outros, e ninguém instilou esse sentimento nele mais do que Alyssa.

Daemon se tornou cada vez mais inseguro ao longo de A Casa do Dragão, pois Rhaenyra não confia mais nele nem o respeita, ele não consegue obter o respeito ou a lealdade do resto do reino e sente uma perda avassaladora de poder.

À medida que Daemon busca recuperar seu senso de poder, ele inconscientemente se vê intimamente atraído pela mulher que sempre lhe deu esse poder e nunca o desprezou. Alyssa morreu quando Daemon ainda era uma criança e, quer queira admitir ou não, ele sempre buscou intimidade com mulheres que o lembrassem de sua mãe, o que inclui Rhaenyra.

A visão que Daemon tem de sua mãe também significa que toda a concepção que ele tem de si mesmo e sua fachada estão desaparecendo em Harrenhal. Dentro dos muros da fortaleza, sua solidão e seus pesadelos sob a influência dos poderes de Alys Rivers o levam a um estado de desamparo, no qual ele busca o conforto de sua mãe à medida que sua ambição se esvai, ao mesmo tempo em que precisa confrontar o que ele se tornou desde a morte dela.

Daemon foi rejeitado por todos aqueles sobre os quais buscou desesperadamente o poder – Rhaenyra, Viserys, o Conselho, seus próprios filhos – e agora se recusa a lavar o sangue de suas mãos enquanto busca ainda mais o favoritismo e a superioridade que nunca pôde conquistar.

A Casa do Dragão está disponível no Max.

Sair da versão mobile