HBO Max

Cena deletada de A Casa do Dragão muda toda a relação de Viserys e Daemon

Cena importante da derivada de Game of Thrones ficou de fora do corte final

A Casa do Dragão buscou retratar diversos anos da história dos Sete Reinos em apenas alguns episódios, utilizando saltos temporais constantes para tal. Nesse processo, algumas relações tiveram de ser simplificadas – uma dessas é do Rei Viserys I com seu irmão, Daemon Targaryen.

O roteiro do episódio piloto, Os Herdeiros do Dragão, foi disponibilizado para leitura, e inclui uma cena muito importante que não chegou ao corte final.

Nesse primeiro episódio, que foi escrito pelo showrunner Ryan Condal, o Rei Viserys lida com quem nomear como seu herdeiro depois que sua esposa e filho recém-nascido morrem no parto.

O roteiro explicita seu maior dilema: “Não serei obrigado a escolher entre meu irmão e minha filha”. Mas é claro que é isso que ele deve fazer.

O irmão de Viserys, Daemon, é impulsivo, violento e imaturo, mas a filha de Viserys, Rhaenyra, é uma mulher. E enquanto Viserys acaba escolhendo Rhaenyra, uma cena deletada do primeiro episódio prova que ele estava indo e voltando mais do que poderíamos imaginar.

Depois que Viserys perde Aemma e seu bebê Baelon, Daemon procura seu irmão para consolá-lo. É muito interessante ler o roteiro em comparação com assistir ao episódio, porque o que está implícito nas atuações está presente na página.

Daemon joga os braços ao redor do irmão. Os homens seguram o abraço por uma longa batida. Há amor real aqui. A partir daí, que veríamos algo que mudaria ainda mais o relacionamento dos dois.

Rei Viserys I em A Casa do Dragão
Rei Viserys I em A Casa do Dragão

Viserys tentaria contar sobre a profecia a Daemon

Nesta cena, que não chegou à série, Viserys tenta contar a Daemon sobre a profecia do Gelo e do Fogo, aquela sobre como um Targaryen deve estar no controle dos Sete Reinos para que eles estejam prontos para a longa noite que virá em algum momento no futuro.

Mas Daemon não quer ouvi-lo. Ele é categórico em dizer que os dragões de Aegon fizeram dos Targaryens a família poderosa que eles são, não sonhos ou profecias, o que lembra como ele reage no final da temporada quando Rhaenyra lhe confidencia sobre isso.

Daemon: “Aegon não era sonhador. Era um conquistador. Com uma grande espada de aço valiriano e o dragão mais temível que já viveu.”

Viserys: “Aegon escreveu sua própria história. A verdade era outra.”

Daemon ri da ideia e, finalmente, Viserys decide não lhe contar o segredo.

Essa cena não apenas mudaria a relação de Daemon com seu irmão, mas também afetaria seu relacionamento com Rhaenyra. Em uma parte anterior do roteiro do piloto, temos a frase: “Daemon mataria para ser amado por Viserys do jeito que Rhaenyra é”. Podemos ver isso pairando sobre o relacionamento deles para o resto da temporada.

A Casa do Dragão está disponível no HBO Max.

Sair da versão mobile