O final de The Big Bang Theory, exibido em 2019, ainda gera discussões entre os fãs sobre como certos personagens foram retratados. Especificamente, as personagens femininas Penny Hofstadter (Kaley Cuoco) e Bernadette Rostenkowski-Wolowitz (Melissa Rauch) terminaram a série como mães, apesar de terem afirmado repetidamente que não queriam filhos.
No episódio final, The Stockholm Syndrome, é revelado que Penny está grávida, enquanto Bernadette e seu marido Howard já têm dois filhos. Isso é notável porque ambas as personagens expressaram extensamente durante a série que não desejavam ser mães, especialmente Penny, que frequentemente dizia ao seu marido Leonard que não queria ter filhos.
Em um thread do Reddit sobre este tema, um usuário chamado “childfree” perguntou se a mudança de opinião de Penny sobre ter filhos incomodava outros fãs.
Eles escreveram: “Aqui estava uma personagem principal feminina em uma série popular dizendo claramente que não queria filhos. Isso me fez sentir tão validado. E então eles mudaram a opinião dela! Que droga!” Outro usuário, “Nikkorkat”, concordou sarcasticamente, destacando que Penny não foi a única a passar por uma mudança súbita: “Bernadette cedeu, por que não Penny também… Era o último episódio, então por que se preocupar com desenvolvimento de personagem?”
Para os fãs de The Big Bang Theory, a aceitação total de Penny sobre a gravidez foi um movimento extremamente chocante no final da série, mas Bernadette enfrentou o mesmo destino bem antes de sua melhor amiga na tela.
Bernadette inicialmente disse a Howard que não gostava de crianças, explicando que sua mãe dirigia uma creche questionável em casa e fazia Bernadette fazer grande parte do trabalho. Em outro momento, a história muda um pouco, com Bernadette dizendo que era a principal cuidadora de seus irmãos mais novos. De qualquer forma, quando Bernadette engravida duas vezes, tudo dá certo, e Penny, que era firme sobre não querer filhos, muda de ideia facilmente no final.
Em um thread diferente, AngryDuck222 sugeriu que Penny realmente queria filhos, mas mudou de ideia algumas vezes, o que é seu direito.
Após apontar que, nas últimas temporadas, é Bernadette que coloca Penny sob pressão, dizendo que ela será uma ótima mãe, eles escrevem: “O ponto é que Penny mudou de ideia sobre ter filhos duas vezes. Então, não deveria ser percebido como se os escritores a fizessem engravidar por ‘razões’ e sim que ela queria filhos o tempo todo, mas queria fazer outras coisas antes de chegar a esse ponto. Assim como ela via Leonard como uma boa escolha para um relacionamento a longo prazo, mas no começo ela não estava pronta para esse tipo de compromisso.”
Ambivalência e Desrespeito: Problemas das Personagens Femininas em The Big Bang Theory
Honestamente, a ambivalência de Penny e Bernadette em relação à maternidade é apenas um dos muitos problemas enfrentados pelas personagens femininas em The Big Bang Theory.
Leonard e Howard muitas vezes tratam suas esposas de maneira condescendente e desrespeitosa. Amy Farrah Fowler, interpretada por Mayim Bialik, também não se sai muito melhor, sendo frequentemente desrespeitada por Sheldon. Infelizmente, podemos atribuir os desejos súbitos de maternidade de Penny e Bernadette a essa problemática geral da série.
The Big Bang Theory está disponível no Max.