Trágico

Filmes de Harry Potter erraram feio com esse personagem

Bruxo da saga merecia muito mais do que recebeu nos livros e nos filmes

Cartaz de Harry Potter e as Relíquias da Morte
Cartaz de Harry Potter e as Relíquias da Morte

Os filmes de Harry Potter nem sempre foram fiéis aos livros. Uma mudança que teria sido muito bem-vinda diz respeito ao Olho-Tonto Moody.

Alastor Moody fez sua primeira aparição em Harry Potter e o Cálice de Fogo como Barto Crouch Jr. disfarçado de Moody. Embora sua introdução inicial não tenha sido fiel ao verdadeiro bruxo, seu histórico o tornava um dos mais habilidosos nas últimas décadas.

Isso foi demonstrado mais tarde em Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando ele ajudou a orquestrar um plano que resultou na Batalha dos Sete Potter. No entanto, embora esse plano tenha salvado a vida de Harry, também resultou na morte fora de cena de Moody pelas mãos do notório bruxo das trevas, Voldemort.

Considerando tudo, a escolha de não mostrar seus momentos finais foi um grande desserviço ao personagem.

Alastor Moody em Harry Potter

Moody foi traído de última hora

A saga raramente deu ao verdadeiro Olho-Tonto Moody a oportunidade de brilhar. Os fãs não tiveram a chance de vê-lo em ação tanto quanto seu poder exigia, e sua morte passou praticamente despercebida tanto nos livros quanto nos filmes.

Moody elaborou o plano dos Sete Potter para manter Harry seguro durante sua transferência da casa dos Dursley para a Toca. Personagens como Fleur Delacour, Hermione Granger e até mesmo Mundungo Fletcher tomariam a Poção Polissuco para se transformarem em Harry, criando distrações enquanto o verdadeiro Harry Potter viajava com Hagrid.

Voldemort e seus Comensais da Morte apareceram na cena para tentar matar Harry nesse momento vulnerável. Dos sete guardiões escoltando um dos Sete Potter (incluindo bruxos brilhantes como Remus Lupin e Kingsley Shacklebolt), o Lorde das Trevas foi atrás da pessoa que acreditava ser a mais apta para proteger Harry: Olho-Tonto Moody.

No entanto, em uma reviravolta sombria, Mundungo Fletcher traiu o grupo e fugiu da cena. Mundungo já estava assustado e desconfiado do plano, mesmo que estivesse viajando com um bruxo habilidoso como Olho-Tonto Moody.

A traição de Mundungo pegou Moody de surpresa e deu a Voldemort tempo suficiente para lançar a Maldição Avada Kedavra e matá-lo. Após ser brutalmente assassinado por Lord Voldemort, o corpo de Moody caiu tragicamente de sua vassoura.

Moody, que estava preparado para todos os tipos de situações perigosas, tornou-se a primeira vítima humana em Relíquias da Morte: Parte 1. A morte de Olho-Tonto Moody só ocorreu por causa de uma traição, o que a torna incrivelmente angustiante.

Embora a maneira como Moody morreu não tenha sido mostrada, nem no livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, apenas relatada posteriormente, os eventos que levaram à sua morte poderiam ter sido uma chance de mostrar Moody em uma batalha aérea e demonstrar sua competência.

Na verdade, se esse momento tivesse sido mostrado, poderia ter revelado que não foi a falta de habilidade que matou Moody, mas sim sua confiança em alguém que os traiu, assim como quando Pedro Pettigrew traiu os Potter.

Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no Max.

Sair da versão mobile