Imagine que você está em um tranquilo feriado em família, cercado de risadas e paz. Até que, em um simples jogo de tabuleiro, a realidade se transforma e o cotidiano vira uma luta pela sobrevivência. Se você é dos anos 90, com certeza pensou em Jumanji; se cresceu nos anos 2000, talvez tenha se lembrado de Zathura; mas se está por dentro das novidades, já deve ter pensado em Lobisomens, o novo sucesso da Netflix. E para quem se encantou com a aventura medieval e os perigos sobrenaturais de Lobisomens, o clássico Jumanji é a pedida certa para uma sessão de nostalgia e adrenalina.
No universo de Jumanji, lançado em 1995 e estrelado por Robin Williams, duas crianças encontram um antigo jogo de tabuleiro e, sem querer, libertam um homem que ficou preso no jogo por décadas. A cada jogada, eles precisam enfrentar perigos que saem diretamente das regras do jogo, transformando a cidade em um cenário de selva e caos. Essa ideia de que um jogo pode abrir portais para mundos inexplorados influenciou não só gerações de fãs, mas também outras produções, como o recente Lobisomens.
Em Lobisomens, dirigido por François Uzan, Jérôme leva sua família para as férias de verão na casa do pai, que começa a apresentar sinais de perda de memória. Lá, eles encontram um jogo de cartas antigo chamado Lobisomens, e, ao serem transportados para a Idade Média, enfrentam lobisomens perigosos para tentar retornar ao presente.
A produção francesa, que já está no topo da Netflix, mistura comédia, aventura e uma pitada de crítica social enquanto os personagens lidam com costumes da época e tentam sobreviver aos perigos da vila. A ideia de um tabuleiro que muda sua realidade e impõe desafios, captura o mesmo espírito de aventura de Jumanji, onde Alan Parrish é preso dentro de um jogo por décadas, até ser libertado por duas crianças que devem enfrentar criaturas de uma selva mágica para encerrar o jogo.
Além do enredo envolvente, e a atuação memorável de Robin Williams como Alan Parrish, um homem preso em uma infância interrompida, temos Kirsten Dunst, em um dos primeiros papéis de sua carreira.
Magia e Aventura
A trama de ambos os filmes envolve magia e aventura e destaca lições sobre coragem, união e superação. Em Jumanji, cada jogada traz um novo desafio, exigindo que os personagens ajam com bravura e aprendam a trabalhar juntos. Em Lobisomens, as dificuldades da época medieval confrontam a família com os desafios de sobreviver sem os confortos modernos, revelando o quanto eles são dependentes de cooperação para vencer os lobisomens e voltar ao presente.
Se você curtiu a atmosfera envolvente e a narrativa rápida de Lobisomens, vale a pena revisitar o mundo de Jumanji, um clássico que ainda conquista gerações.
Vale lembrar que o clássico Jumanji ganhou sequências e se tornou uma trilogia com Dwayne “The Rock” Johnson, onde os jogadores são transportados para dentro do game.
Então, que tal desafiar a sorte em mais uma partida? Jumanji está disponível na MAX.