No mundo de Harry Potter, Azkaban era considerada a prisão mais segura que existia, capaz de conter qualquer bruxo, por mais poderoso que fosse. No entanto, nos poucos anos em que Harry estudou em Hogwarts, houve a famosa fuga de Sirius Black, um prisioneiro de alta segurança, que era considerado culpado pelo assassinato de Pedro Pettigrew e 12 trouxas. Ele também foi acusado de ter revelado o esconderijo de Tiago e Lílian Potter para Voldemort.
Existem muitas inconsistências no universo de Harry Potter, e a ineficácia de Azkaban é uma delas. Foi fácil demais para Sirius Black escapar, e um grupo de adolescentes fez um trabalho melhor em encontrá-lo do que os temidos Dementadores.
Conforme explicado ao longo da série Harry Potter, Azkaban contava com várias proteções para manter os criminosos bruxos mais perigosos da Grã-Bretanha presos. A prisão ficava em uma ilha no meio do Mar do Norte, foi construída no século XV e estava em operação desde 1718.
Feitiços a tornavam invisível para todos os trouxas, e ela era “Implotável”, o que significava que não aparecia em nenhum mapa. Em vez de guardas prisionais, Azkaban usava Dementadores, seres capazes de drenar toda a felicidade de uma pessoa, deixando-a apenas com suas piores memórias. A maioria dos prisioneiros de Azkaban morria de desespero, sendo enterrada na própria ilha.
Fuga de Sirius Black foi simples
Sirius foi enviado para Azkaban quando Bartemius Crouch Sr. condenou diversos suspeitos após a Primeira Guerra Bruxa sem julgamentos. Isso prendeu muitos Comensais da Morte antes que eles pudessem usar seus poderes para escapar da justiça, mas também levou inocentes à prisão, como Sirius.
Ele foi acusado de matar Pedro Pettigrew e 12 trouxas, além de trair Tiago e Lílian Potter e servir a Voldemort. Nada disso era verdade, pois Pettigrew estava vivo e foi o verdadeiro responsável pelas mortes e por ajudar Voldemort. Isso tornou a fuga de Sirius de Azkaban justificável.
Sirius Black se tornou um Animago durante seu tempo em Hogwarts, junto com seus melhores amigos, Tiago e Pedro. Eles decidiram se tornar Animagos para ajudar o amigo Remo Lupin quando ele se transformava em lobisomem. Como eram menores de idade, nunca se registraram no Ministério da Magia, o que era considerado ilegal. Outro Animago ilegal é Rita Skeeter, que se transformava em um besouro, o que lhe permitia testemunhar eventos privados e publicar artigos sensacionalistas no Profeta Diário.
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Sirius usou sua habilidade de se transformar em cachorro, o que ninguém em Azkaban sabia. Após passar 12 anos preso, ele viu uma foto de Pettigrew em sua forma de Animago como um rato e percebeu que precisava escapar para ajudar Harry. Em sua forma de cachorro, ele saiu facilmente de Azkaban sem que os Dementadores percebessem.
Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no Max.