Howard Wolowitz é um dos personagens secundários mais queridos de The Big Bang Theory, mas seu arco poderia ter sido um desastre se não fosse por outra adição ao elenco.
Por volta do fim de The Big Bang Theory, o programa foi criticado pelas representações de alguns de seus personagens principais. Assim como as interpretações de Ross de Friends e Ted de How I Met Your Mother foram reconsideradas depois que seus respectivos programas terminaram, os personagens principais de The Big Bang Theory foram criticados por sua misoginia.
O personagem que recebeu mais críticas foi o protagonista de The Big Bang Theory, Leonard, embora não fosse o membro mais problemático do grupo de amigos de forma óbvia.
Howard Wolowitz é lembrado como um personagem astuto e desagradável que tentava todos os tipos de artimanhas manipuladoras para conquistar mulheres. Nas primeiras temporadas de The Big Bang Theory, Howard era tão odioso que Penny mal conseguia suportá-lo. Mas, apesar desses defeitos, ele se tornou um personagem popular na série de comédia de sucesso.
Howard cansou rápido em The Big Bang Theory
A grosseria de Sheldon e a timidez de Raj eram falhas de caráter mais cativantes do que a astúcia de Howard. Sheldon não tinha consciência de sua rudeza, e sua franqueza era exagerada e cômica, enquanto a timidez de Raj era tão intensa que ele nem conseguia falar com a Siri de The Big Bang Theory quando a conheceu em um sonho.
Em contraste, Howard não tinha falta de confiança, mesmo que seus comentários incomodassem consistentemente as personagens femininas. Suas constantes tentativas de se envolver com Penny ultrapassavam muitos limites pessoais e, ao contrário dos personagens mais moralmente ambíguos de Seinfeld ou It’s Always Sunny in Philadelphia, ele ainda era apresentado como adorável.
A intenção de tornar a falta de sucesso de Howard com as mulheres algo que tornasse sua astúcia mais palatável não foi muito bem-sucedida. A interpretação exagerada de Simon Helberg garantia que fosse impossível levar Howard a sério, mas The Big Bang Theory ainda não fez muito para tornar seu personagem simpático ou redentor nas primeiras temporadas do programa. No entanto, como se descobriu, o programa conseguiu superar esse problema.
A adição de Bernadette, interpretada por Melissa Rauch, foi uma jogada inteligente e muito necessária por parte dos produtores de The Big Bang Theory. O improvável interesse amoroso de Howard o levou a ser o primeiro membro do grupo de amigos da série a crescer substancialmente como personagem, desenvolvendo tanto Howard quanto Bernadette no processo.
Ao contrário da maioria dos personagens unidimensionais de sitcom, Howard se tornou uma pessoa melhor graças ao seu relacionamento. Não apenas isso, mas a introdução precoce de Bernadette significou que essa mudança aconteceu em um ritmo crível e realmente se estabeleceu.
Na última temporada de The Big Bang Theory, Howard passou de um narcisista egoísta para um parceiro e pai amoroso.
The Big Bang Theory está disponível no HBO Max.