Argus Filch, o zelador não-mágico (classificado como aborto nos livros) de Hogwarts, é um dos personagens regulares menos explorados em Harry Potter. Além do fato de não ter habilidade mágica e de gostar de punir os alunos, pouco se sabe sobre quem Filch era, de onde ele veio e como ele chegou a Hogwarts. Isso levou os fãs de Harry Potter a procurar pistas nos livros e filmes sobre o passado dele, resultando na teoria de que Argus Filch é filho de Minerva McGonagall.
Após o fim da série Harry Potter, a autora J.K. Rowling passou a escrever textos (publicados no Pottermore, agora Wizarding World) que exploravam histórias e detalhes que ela não pôde incluir nos livros. Para piorar, muita coisa adicional ainda ficou fora dos filmes.
Ao longo dos anos, ela abordou muitos personagens, incluindo Dolores Umbridge, Gilderoy Lockhart e até mesmo todos os Ministros da Magia da história do mundo bruxo.
Infelizmente, Argus Filch ficou de fora. Portanto, pouco se sabe sobre o passado do personagem. No entanto, isso não significa que as teorias sobre seu personagem em Harry Potter não possam ser refutadas ou que conclusões sobre a verdade não possam ser tiradas.
Filch é filho de McGonagall?
Uma teoria comum desde os filmes de Harry Potter é que Filch era filho da Professora Minerva McGonagall. A ideia aqui é que isso explicaria como ele conseguiu o emprego em Hogwarts, já que ele não tinha habilidade mágica.
Os filmes de Harry Potter parecem ter começado essa ideia, já que em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Filch chamou McGonagall de “senhora” (mam no original), e algumas pessoas acharam que ele disse “mãe”. Claro, nunca houve qualquer indicação de que os dois fossem parentes.
Na verdade, a história de McGonagall confirma que isso não poderia ser verdade.
De acordo com o Wizarding World, Minerva McGonagall foi casada com um homem que foi morto por uma planta venenosa. Antes dessa tragédia, eles moravam em um pequeno apartamento em Hogsmeade, e embora gostassem de receber seus sobrinhos nos fins de semana, eles nunca tiveram filhos.
Além disso, esse relacionamento aconteceu logo após a Primeira Guerra Bruxa, então não há como Filch ser filho de McGonagall. Portanto, é improvável que essa teoria seja verdadeira.
Não há motivo concreto para acreditar que Filch era filho de McGonagall, mas ainda é estranho que ele tenha conseguido um emprego em Hogwarts. A série Harry Potter revelou que a maioria dos abortos tende a se integrar ao mundo dos trouxas. Embora eles ainda possam ver sinais de magia de uma forma que os trouxas não podem (por exemplo, não mágicos podem ver Dementadores), pessoas como Filch não podiam fazer magia com uma varinha e não tinham permissão para estudar em Hogwarts.
É comum que os não-mágicos desejem estudar em Hogwarts ou fiquem ressentidos por não terem habilidades mágicas. Certa vez, um aborto chamado Angus Buchanan se infiltrou em Hogwarts com um grupo de alunos do primeiro ano, mas foi pego quando o Chapéu Seletor (gentilmente) anunciou que ele não tinha magia.
Filch demonstrou em Harry Potter que gostaria de ter sido um bruxo. No livro Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry descobriu acidentalmente que Filch havia comprado um curso chamado “Aprenda Rápido”, que ele esperava que resolvesse seus problemas.
É possível que Filch acreditasse que, ao trabalhar em Hogwarts, ele poderia começar a aprender magia. Claro, isso não aconteceu, e ele passou seus anos como zelador observando com inveja os alunos aprimorarem suas habilidades, sabendo que provavelmente nunca seria capaz de fazer o mesmo.
Isso provavelmente explica por que ele era tão cruel com os alunos de Hogwarts e por que ele se alegrava em puni-los. No geral, essa não era uma maneira particularmente saudável de viver e provavelmente é por isso que os não-mágicos raramente eram bem-vindos em lugares bruxos.
Assim como a origem de Argus Filch é um mistério, pouco se sabe sobre como ele conseguiu o emprego em Hogwarts. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, McGonagall mencionou que Filch trabalhava lá há vinte e cinco anos. Sra. Weasley disse em Harry Potter e o Cálice de Fogo que o zelador em sua época era um homem chamado Apollyon Pringle, então sabemos que Filch foi contratado depois que Molly e Arthur deixaram Hogwarts – em algum momento entre quinze e vinte anos antes de Harry Potter.
Isso significa que Filch foi contratado por Albus Dumbledore, e considerando a tendência do diretor de acolher os excluídos do mundo bruxo, isso explica muito.
A comunidade bruxa britânica era preconceituosa contra os abortos, mas a determinação de Filch em aprender magia indica que ele não teria desistido e se conformado com o mundo dos trouxas. Talvez ele até tenha sido rejeitado por sua família bruxa e, portanto, estivesse desesperado por uma maneira de se sustentar. Se esse fosse o caso, Dumbledore não hesitaria em lhe dar um emprego.
Claro, ainda é possível que Filch fosse parente de uma figura importante em Hogwarts ou no Ministério da Magia. Não seria McGonagall, mas se o aborto fosse parente de alguém com influência, eles poderiam ter pedido a Dumbledore para permitir a contratação de Filch como zelador. Talvez eles até tenham pedido um favor para permitir que ele trouxesse sua gata, a Sra. Norris, com quem ele tinha uma estranha conexão.
Independentemente de como ele conseguiu o emprego, Argus Filch deixou claro em Harry Potter que não tinha planos de sair de lá tão cedo.
Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.