As adaptações cinematográficas de Harry Potter conquistaram legiões de fãs e são muito queridas até hoje. Mas é inegável que certos detalhes dos livros não foram bem traduzidos para as telonas. De fato, os longas-metragens tornaram a morte de Sirius Black menos trágica.
Espera-se que o já anunciado reboot da franquia, em forma de série, conserte esses aspectos, mas ele ainda está em fases iniciais de concepção. Portanto, pouco se sabe sobre o projeto.
A controversa J.K. Rowling atuará na produção-executiva da série, e ao que tudo indicada, cada temporada da produção adaptará um dos livros da autora.
Enquanto o reboot de Harry Potter não estreia, confira abaixo como os filmes diminuíram o impacto da morte de Sirius Black. (via ScreenRant)
Sirius era muito novo quando morreu
A morte de Sirius Black é uma das mais trágicas nos livros e filmes de Harry Potter, mas mudanças nos filmes acabaram diminuindo parte do impacto da cena.
No início de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Sirius estava preso por 12 anos após ser falsamente acusado de assassinato.
Sirius tinha apenas 36 anos quando morreu tragicamente pelas mãos de Bellatrix Lestrange. Como a maioria dos atores adultos de Harry Potter era mais velha do que seus personagens, as mudanças de idade nos filmes esconderam o quão jovem Sirius realmente era.
Gary Oldman tinha 46 anos quando interpretou Sirius pela primeira vez em 2004, e os filmes também envelheceram outros personagens de Harry Potter que eram contemporâneos de Sirius, como James e Lily Potter.
A aparência desgastada de Sirius e seu traje de prisão na primeira vez que o público o vê dão a impressão de que Azkaban o envelheceu prematuramente, tanto mental, quanto fisicamente.
Não há referência exata à idade dos personagens adultos de Harry Potter nos filmes. Isso faz com que o público subconscientemente assuma que eles têm a mesma idade que seus atores.
Ao fazê-lo parecer mais velho e não prestar muita atenção à linha do tempo de Harry Potter, o público dos filmes poderia facilmente ignorar o quão jovem Sirius era quando morreu.
O bruxo basicamente passou um terço de sua vida preso injustamente e boa parte do restante lutando contra as forças das trevas. Ele mal teve tempo de aproveitar sua vida de qualquer forma (após seu tempo em Hogwarts), o que torna sua morte ainda mais trágica.
Esse detalhe é perdido nos filmes de Harry Potter, mas esperamos que seja melhor retratado na vindoura série do HBO Max.
O reboot de Harry Potter ainda não tem data de estreia. Mas você pode conferir todos os filmes no HBO Max.