Lamentável

Fãs de Duna: Parte 2 estão indignados com o polêmico lançamento no streaming

Filme de Denis Villeneuve está no streaming

Timothée Chalamet é Paul em Duna: Parte 2
Timothée Chalamet é Paul em Duna: Parte 2

Duna: Parte 2 chegou ao Max e tem decepcionado os fãs do épico de ficção científica de Denis Villeneuve.

Em Duna: Parte 2, Paul se torna o Messias dos nômades em um planeta deserto que possui vermes gigantes que protegem uma mercadoria chamada Spice. Spice transforma as pessoas em viajantes, místicos e loucos. Que preço ele pagará para se tornar o novo governante de seu universo?

Além de Timothée Chalamet, estão no elenco Zendaya, Josh Brolin, Javier Bardem, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista e Tim Blake Nelson.

Duna: Parte 2 é dirigido e coescrito por Denis Villeneuve, o responsável pelo primeiro filme.

Continue lendo para saber por que a versão de Duna 2 no Max é decepcionante.

Javier Bardem em Duna: Parte 2

Duna 2 no Max é uma versão cortada do filme

Quando Duna: Parte Dois estreou nos cinemas, os fãs podiam escolher vê-lo em IMAX, que exibe o lindo e ambicioso filme em toda a sua glória, mas o Max não oferece essa mesma opção.

Aparentemente, o único formato de tela disponível é 2.39:1, o que significa que o filme é bastante cortado para os espectadores em casa, adicionando barras pretas na parte superior e inferior da imagem.

No Reddit, os fãs do formato original e grandioso do filme não estão satisfeitos e esperam que um lançamento físico possa resolver o problema.

Como escreveu o Redditor u/OvenFearless em um tópico sobre o lançamento em streaming: “Sempre vou ficar bravo por eles não lançarem uma versão IMAX de Duna e Duna: Parte 2. Não faz sentido para mim, até o Disney+ tem feito isso com muitos de seus filmes AAA e é uma experiência incrível. Mas não, temos essas barras grossas, mesmo que tudo tenha sido filmado e pensado para IMAX desde o início….”

u/sirdouglasdeez concordou, escrevendo: “Realmente adoraria ver os formatos de tela IMAX Enhanced para ambos os filmes. Vamos lá, WB… Você tem o poder de fazer isso acontecer!”

Em um tópico dedicado à decepção em relação às mudanças visuais vistas na versão em streaming, o Redditor u/magisterium_art mencionou que não só o escopo está completamente errado, mas algumas das cenas estão tão mal cortadas que as cabeças dos atores são cortadas: “Nos trailers e na versão IMAX, eles mostraram o filme no formato mais alto 16:9 que eles filmaram com o sistema de câmera Arri Alexa 65. Na versão no Max, eles cortaram para 2.39:1, o que significa que muitas cenas lindamente enquadradas estão com letterbox. Topos de cabeças são cortados, a sensação de espaço e amplitude é restringida. Alguém mais notou isso? Por que fizeram isso?”

Outros nesse tópico notaram que diretores como Christopher Nolan — que, assim como Denis Villeneuve, é meticuloso e preciso em relação aos visuais de seus filmes — são lançados para que os fãs possam assisti-los em formatos maiores, e a Disney tem versões IMAX de filmes da Marvel em seu serviço Disney+.

Ainda assim, alguns notaram que muitos espectadores viram uma versão “cortada” de Duna: Parte Dois se não assistiram à versão original em IMAX, como u/discretelandscapes: “É o filme completo. IMAX é extra (nem sempre, às vezes a versão widescreen tem mais nas laterais, mas eu divago). 98% dos cinemas estavam exibindo o filme no formato 2.39:1.”

Duna: Parte 2 está disponível no Max.

Sair da versão mobile