The Big Bang Theory foi uma das séries mais bem-sucedidas de todos os tempos. Na China, ela também se tornou um grande sucesso, mas foi abruptamente banida por aproximadamente um ano – vamos ver o porquê.
The Big Bang Theory foi exibida entre 2007 e 2019, com 279 episódios e 12 temporadas. A série de Chuck Lorre e Bill Prady também se destacou nas premiações mais importantes da indústria do entretenimento.
Mesmo antes do lançamento de seu último episódio, The Big Bang Theory ganhou seu primeiro spin-off: Young Sheldon. A série, inclusive, já foi renovada para sua 7ª temporada.
Explicamos abaixo por que The Big Bang Theory foi banido na China; confira! (via ScreenRant)
Por que a China proibiu The Big Bang Theory
Em 2014, The Big Bang Theory foi repentinamente proibido na China. Isso foi um choque enorme, considerando que a sitcom centrada em nerds já estava sendo transmitida na região.
Na verdade, ela já havia conquistado uma enorme base de fãs, tornando-se um dos programas mais populares na China. As séries de TV americanas fazendo sucesso no país asiático não eram exatamente uma novidade neste ponto.
Os espectadores chineses já sintonizavam em uma variedade de programas dos EUA, que incluíam Game of Thrones, House of Cards, Agents of S.H.I.E.L.D. da Marvel e 2 Broke Girls, entre outros.
No entanto, The Big Bang Theory era tão incrivelmente popular que consistentemente superava seus concorrentes atingindo mais de 1,3 bilhão de visualizações (via Time).
Para contextualizar, uma visualização é equivalente a uma pessoa no país, o que significa que uma boa porcentagem da população chinesa estava assistindo a Sheldon e seus amigos.
As coisas mudaram quando a Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão da China (SARFT, na sigla em inglês) proibiu repentinamente The Big Bang Theory em abril de 2014, retirando os episódios de sites de streaming como Sohu TV, iQiyi e Youku, que inicialmente estavam autorizados a transmitir a série. Junto com TBBT, The Good Wife, NCIS e The Practice também foram proibidos.
A justificativa da SARFT para a proibição de The Big Bang Theory era pouco clara
Um porta-voz do site de vídeos Youku compartilhou que eles foram simplesmente instruídos a retirar The Big Bang Theory e os outros programas mencionados anteriormente de seu site.
Enquanto isso, um gerente sênior anônimo de uma empresa diferente disse que receberam ordens para “limpar seu site”. Os apelos para que a SARFT esclarecesse a decisão ficaram sem resposta. Vale ressaltar que séries mais polêmicas, como Breaking Bad e House of Cards, foram autorizadas a continuar sendo transmitidas online enquanto a exibição de The Big Bang Theory foi interrompida.
O que poderia ser a verdadeira razão para a proibição de The Big Bang Theory na China?
Quase uma década desde que The Big Bang Theory foi banido da China de forma abrupta, ainda é um palpite por que o programa foi proibido. Dito isso, várias teorias surgiram ao longo dos anos para explicar o incidente.
Uma das hipóteses mais populares para o bloqueio de The Big Bang Theory era que a China supostamente queria limitar o impacto do Ocidente em seu povo. Considerando que a China cuidadosamente escolhe o entretenimento para seu povo, isso é certamente possível.
No entanto, há uma ressalva significativa nessa explicação. Como mencionado anteriormente, o país permitiu que outros programas americanos continuassem sendo transmitidos, o que contradiz efetivamente a ideia proposta.
Outra possível razão para a proibição de The Big Bang Theory decorre de quão popular a série havia se tornado em 2014. Houve alegações de que o governo chinês não queria que os nerds e geeks, que estavam na vanguarda da narrativa do programa, se tornassem uma tendência.
Apoiando essa ideia está uma pesquisa de 2013 realizada pela Sohu, que descobriu que mais de 80% dos entrevistados, entre 24 e 34 anos, se identificavam como “diaosi”, o que significa algo como “perdedor”, e significa nerds pobres sem namoradas.
Em vez desses jovens adultos se esforçarem para mudar, The Big Bang Theory supostamente os motivou a abraçar suas inclinações nerds naturais.
A proibição foi finalmente levantada após um grande protesto dos fãs chineses de The Big Bang Theory. A SARFT não conseguiu fornecer uma razão clara para bloquear a sitcom, o que alimentou o movimento das pessoas para protestar contra a suspensão de sua transmissão.
A proibição chinesa de The Big Bang Theory durou um pouco mais de um ano, com o programa voltando ao ar em algum momento de julho de 2015. No entanto, o retorno do grupo de Pasadena veio com algumas mudanças.
De acordo com a Fortune, temporadas completas precisam ser submetidas para revisão antes de poderem ser transmitidas, o que significa que os novos episódios de The Big Bang Theory que foram ao ar desde então foram submetidos a escrutínio antes da transmissão.
No Brasil, você pode conferir todos os episódios de The Big Bang Theory no HBO Max.