Nos últimos anos, a Netflix tem sido muito criticada por seu modelo de negócios – no qual inúmeras séries são canceladas apesar de conquistarem suas respectivas audiências. A plataforma, no entanto, não está sozinha nessa área! Entre janeiro e fevereiro de 2023, outros serviços de streaming também cancelaram séries queridas pelo público.
Diversos motivos podem levar ao cancelamento de uma série. Normalmente, as plataformas avaliam dois aspectos para definir o destino de suas produções originais: audiência e orçamento.
Em algumas situações, as plataformas também consideram outros aspectos, como engajamento nas redes sociais e recepção crítica.
Com isso em mente, confira abaixo 7 séries queridas pelo público que já foram canceladas em 2023!
Vampire Academy
A série Vampire Academy chegou ao catálogo da plataforma americana Peacock em setembro de 2022. A produção é baseada nos livros de Richelle Mead (que também inspiraram um filme em 2014). Como o próprio nome indica, Vampire Academy em uma escola de vampiros onde as criaturas da noite aprendem a controlar seus poderes.
Vampire Academy recebeu críticas positivas em seu lançamento original, além de garantir uma dedicada fan-base nas redes sociais. Infelizmente, em janeiro de 2023, a Peacock confirmou o cancelamento da série. Segundo os representantes da plataforma, o motivo foi a baixa audiência.
Gossip Girl
O reboot de Gossip Girl, produzido por Joshua Safran, estreou no HBO Max em 2021, e na época, quebrou recordes como o lançamento mais assistido da plataforma (em seu primeiro fim de semana no streaming). Em dezembro de 2022, a produção lançou sua 2ª temporada, e em janeiro de 2023, a HBO Max confirmou o cancelamento.
O fim antecipado de Gossip Girl foi causado pela diminuição dos números de audiência entre a 1ª e a 2ª temporada. Uma boa parte dos fãs demorou para assistir ao segundo ano, o que acabou levando ao cancelamento da produção. Segundo Joshua Safran, o orçamento da série também influenciou o cancelamento.
1899
Divulgada como uma das séries mais ambiciosas da Netflix, 1899 chegou ao catálogo da plataforma no final de 2022. A série não demorou a conquistar público e crítica, permanecendo por semanas no Top 10 do streaming. Mesmo assim, a Netflix decidiu cancelá-la em janeiro de 2023.
O motivo é bastante simples: os números de audiência obtidos por 1899 não compensaram o alto custo de produção da série – marcada por um enorme elenco, cenários de tirar o fôlego e custosos efeitos especiais. A atitude da Netflix também foi detonada por fãs e especialistas nas redes sociais.
Warrior Nun
Baseada nas HQs de Ben Dunn, Warrior Nun acompanha a história de Ava Silva, uma freira que, junto com as irmãs da Ordem da Espada Cruciforme, enfrenta ameaças sobrenaturais. Após o lançamento da 2ª temporada – que permaneceu por um bom tempo no Top 10 do streaming – a Netflix oficializou o cancelamento da produção.
A plataforma deu a entender que, mesmo figurando no Top 10 do streaming, Warrior Nun não obteve audiência suficiente para justificar a produção de uma 3ª temporada. A fan-base da série, por outro lado, não desiste. Com diversas campanhas nas redes sociais, os espectadores exigem a retomada da série.
Primeira Morte
A série sobrenatural Primeira Morte estreou na Netflix em 2022. Meses após o lançamento da série, a plataforma confirmou seu cancelamento. Primeira Morte, vale lembrar, acompanha a história de Juliette e Calliope, uma vampira e uma caçadora de vampiros que acabam se apaixonando em uma cidadezinha americana.
Mais uma vez, a Netflix justificou o cancelamento da série por seus números de audiência. Segundo a plataforma, muita gente começou a assistir à série, mas poucos terminaram a 1ª temporada. O cancelamento de Primeira Morte deixou os fãs injuriados, marcando a preocupante tendência do fim antecipado de séries com temas LGBTQIA+.
Blockbuster
A sitcom Blockbuster, ambientada em meio ao declínio da inesquecível locadora de filmes, também estreou na Netflix em 2022. Com Melissa Fumero (Brooklyn Nine-Nine) e Randall Park (WandaVision) nos papéis principais, a produção tinha o objetivo de seguir os passos de The Office.
No entanto, após ser detonada pela crítica especializada, e falhar em conquistar o público da Netflix, a sitcom foi cancelada. O cancelamento de Blockbuster já era esperado, já que a série se tornou um dos maiores fracassos críticos do ano passado.
Resident Evil: A Série
O cancelamento de Resident Evil: A Série não surpreendeu ninguém. Baseada na icônica saga de games, a série de Resident Evil desagradou os fãs dos jogos, e também falhou em conquistar a audiência em geral.
A série também foi detonada pela crítica especializada, e por isso, seu cancelamento era apenas questão de tempo. Como o público já esperava, a Netflix confirmou o fim da série meses após o lançamento da primeira (e única) temporada.