Renegado

Um dos filmes mais queridos da História é banido na China e o motivo é bizarro

As atuações são excepcionais, a trama é repleta de reviravoltas e momentos memoráveis, e a mensagem geral de esperança é inspiradora

Andy Dufresne interpretado por Tim Robbins no filme Um Sonho de Liberdade
Andy Dufresne interpretado por Tim Robbins no filme Um Sonho de Liberdade

O filme Um Sonho de Liberdade pode ser encontrado no Brasil na plataforma da Max. A trama se passa em 1946,  quando Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela.

Entre as melhores adaptações de livros de Stephen King para o cinema, Um Sonho de Liberdade (1994) destaca-se como uma das maiores. Dirigido por Frank Darabont, muito antes de sua saída dramática de The Walking Dead, o filme narra a fuga de Andy Dufresne da prisão.

As atuações são excepcionais, a trama é repleta de reviravoltas e momentos memoráveis, e a mensagem geral de esperança é inspiradora. No entanto, mesmo com todas essas qualidades, o filme foi temporariamente banido da Internet na China.

Em 2012, Um Sonho de Liberdade foi censurado nas buscas online na China por causa de um homem: Chen Guangcheng. O advogado cego de direitos civis estava em prisão domiciliar na aldeia de Dongshigu quando elaborou um plano para escapar. Ele conseguiu fugir na noite de 22 de abril daquele ano, evitando a recaptura e os obstáculos para chegar à embaixada dos Estados Unidos em Pequim. 

Após longas negociações entre os governos dos EUA e da China, Chen e sua família acabaram se mudando para os EUA. Sua fuga ao estilo Dufresne ganhou grande notoriedade, resultando no bloqueio temporário dos termos de busca “Shawshank”, “homem cego” e “embaixada”.

Não há como negar a natureza inspiradora do que foi apelidado de “A Redenção de Dongshigu”, assim como do filme que lhe deu o nome. De pessoas comuns a líderes mundiais, todos encontraram em Um Sonho de Liberdade temas de esperança, perseverança e determinação que ressoam profundamente.

Comparações entre a fuga da prisão de Andy Dufresne e a fuga de Chen Guangcheng

O filme é inegavelmente inspirador

A narrativa abrangente de Um Sonho de Liberdade é aquela com a qual indivíduos de todas as esferas da vida podem se conectar. Independentemente das adversidades enfrentadas, mesmo que sejam imerecidas ou injustas, com tempo e dedicação, é possível superá-las. 

Essa mensagem universal naturalmente levou a comparações entre a fuga da prisão de Andy Dufresne e a fuga de Chen Guangcheng, além de permitir que o filme permanecesse relevante e celebrado por 30 anos. Nesse período, Um Sonho de Liberdade tocou os corações de quase todos que o assistiram.

“Juro por Deus, em todo o mundo — em todo o mundo — onde quer que eu vá, há pessoas que dizem: ‘Esse filme mudou minha vida'”, disse Tim Robbins, estrela de Um Sonho de Liberdade, à Vanity Fair sobre o impacto duradouro do filme vencedor do Oscar. 

Robbins também mencionou que até mesmo o falecido Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, ativista anti-apartheid e prisioneiro por 27 anos, ficou impressionado com o filme. “Quando conheci [Nelson Mandela], ele falou sobre amar Sonho de Liberdade, acrescentou Robbins. Se isso não é um endosso brilhante, então o que é?

Embora tenham sido feitas tentativas para empurrar o filme para os periféricos durante a fuga de Chen Guangcheng, nem mesmo o governo da China conseguiu manter Um Sonho de Liberdade fora dos corações e mentes das pessoas. Com seu alcance ilimitado, o filme será lembrado por gerações vindouras.

Assista ao trailer:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.