Streaming

Loucura! Matrix de Keanu Reeves inspira religião da vida real

Mergulhado na teoria da física quântica e na iconografia religiosa, Matrix, bem como suas sequências, estão repletas de simbolismos propícios à especulações.

No entanto, no início dos anos 2000, um grupo de fãs pode ter levado essa especulação desenfreada a novos patamares com a introdução do mundo ao matrixismo, uma religião baseada inteiramente na franquia de filmes.

Matrixismo

A religião estreou em 2004 no serviço de hospedagem de sites Yahoo! Geocidades, cortesia de um grupo anônimo. O símbolo oficial da religião é o símbolo japonês do kanji para “vermelho”, uma referência a Neo escolhendo a pílula vermelha para iniciar sua aventura.

Embora os princípios sejam baseados na franquia de filmes e em seu material derivado relacionado (como a animação Animatrix), a religião também honra os ensinamentos de ‘Abdu’l-Bahá, um dos os líderes religiosos da fé bahá’í, que ensinam o valor inerente a todas as religiões do mundo, bem como a unidade de todas as pessoas.

Os seguidores da fé bahá’í acreditam que existe um Deus monoteísta, mas ele escolhe tornar sua palavra conhecida através de “Manifestações de Deus”, também conhecidas como fundadoras das principais religiões do mundo. Estes incluem Jesus, Muhammad e Buda.

A conexão de Abdu’l-Bahá com Matrix vem de seu livro A Promulgação da Paz Universal, no qual ele faz referência ao conceito de matrix várias vezes, incluindo uma citação que diz “no começo de sua vida humana, o homem era embrionário no mundo da matrix”.

Essa estranha referência à visão distópica do filme do futuro da humanidade, juntamente com a ideia de que a Profecia do Escolhido da franquia pode ser vista apenas como mais uma “Manifestação de Deus”, faz com que os ensinamentos de Abdu’l-Bahá sejam parte integrante do Matrixismo.

Regras

Embora a fé em si possa parecer estranha, existem apenas quatro regras principais para a religião, e todas elas são bastante simples.

A primeira é simplesmente que qualquer seguidor deve acreditar na Profecia, também conhecida como o ensino profético que inspira Morpheus a procurar Neo em primeiro lugar.

A segunda regra é que os seguidores devem aceitar o uso de drogas psicodélicas como sacramento, uma referência à cena icônica da pílula vermelha / pílula azul e o uso da pílula vermelha como um caminho para a expansão da mente.

A terceira regra afirma que os seguidores devem reconhecer a natureza semi-subjetiva da realidade. Semelhante à revelação de Matrix como uma simulação de falsa realidade, os matrixistas acreditam que nossa realidade pode não ser totalmente verdadeira.

Finalmente, a última regra é que os seguidores devem aderir às regras de uma ou mais religiões do mundo, recorrendo à crença da fé bahá’í de que todas as religiões são válidas e verdadeiras à sua maneira.

Sair da versão mobile