Netflix

1408 e as melhores adaptações de obras de Stephen King

Filmes de terror, suspense, drama e muito mais para ver após 1408

Baseado em um famoso conto de Stephen King, 1408 está entre as melhores adaptações das histórias do escritor. Lançado em 2007, o longa estreou na Netflix na última semana – não demorando a conquistar os assinantes da plataforma. Por isso, quem já conferiu o terror quer saber: quais são os melhores filmes de Stephen King para assistir em seguida?

“Neste suspense de Stephen King, um especialista em desvendar mistérios paranormais está determinado a provar que não há fantasmas no quarto 1408 do Hotel Dolphin”, diz a sinopse oficial de 1408 na Netflix.

O elenco de 1408 é liderado por John Cusack (Quero Ser John Malkovich) e Samuel L. Jackson, o Nick Fury dos filmes da Marvel.

Já assistiu 1408 na Netflix? Confira abaixo as melhores adaptações das obras de Stephen King para ver na sequência.

O Iluminado

Além de ser uma das melhores adaptações da obra de Stephen King, O Iluminado também está entre os mais icônicos filmes de terror da história do cinema. Surpreendentemente, o próprio autor não gosta muito do longa! Para ele, a adaptação de O Iluminado subverte alguns dos elementos mais importantes do livro original.

Seja como for, O Iluminado é um filme excelente, tanto em narrativa quanto em estética. Dirigido por Stanley Kubrick (2001: Uma Odisseia no Espaço), o longa conta a história de Jack Torrance, um escritor aspirante e alcóolatra em recuperação que aceita passar o inverno cuidando do isolado Hotel Overlook, junto com a esposa Wendy e o filho Danny.

Carrie: A Estranha

Carrie: A Estranha, um dos mais populares livros de terror de Stephen King, já ganhou duas adaptações no cinema. A melhor, definitivamente, é a de 1976, com direção de Brian de Palma (Scarface) e Sissy Spacek (Crimes do Coração) como a protagonista titular. Volta e meia, o longa aparece em listas dos “melhores filmes de todos os tempos”.

Em Carrie: A Estranha, a protagonista Carrie White sofre com o bullying das colegas na escola e com os abusos da mãe – uma fanática cristã – em casa. Tudo muda quando a adolescente descobre ter poderes telecinéticos, e a partir daí, a trama culmina, literalmente, em um verdadeiro banho de sangue no baile de formatura.

It: A Coisa

Antes de chegar aos cinemas em 2017, com direção de Andy Muschietti (Mama), It: A Coisa (o maior livro de Stephen King) foi adaptado para a TV em uma minissérie de 2 capítulos. Lançada em 1990, a produção apostou bem mais no caráter camp do palhaço Pennywise do que em terror propriamente dito.

A adaptação cinematográfica do livro, por sua vez, é inegavelmente um filme de terror. Ambientado na cidade de Derry, que também é cenário de outras obras de Stephen King, It: A Coisa foca na luta de um grupo de adolescentes contra uma entidade terrível que assume a forma dos maiores medos de suas vítimas.

Louca Obsessão

Dirigido por Rob Reiner (Harry & Sally: Feitos Um Para o Outro), Louca Obsessão adapta para os cinemas o livro “Misery”, lançado por Stephen King em 1987. No filme, o escritor Paul Sheldon (vivido por James Caan, de O Poderoso Chefão) sofre um grave acidente de carro e, em seguida, é resgatado pela ex-enfermeira Annie Wilkes, sua maior fã.

Porém, enquanto Annie deixa o ídolo se recuperar em um chalé isolado, seu amor pelo escritor se transforma em uma terrível obsessão, principalmente quando ela descobre que o autor pretende matar um de seus personagens favoritos em um próximo livro. Por sua performance como Annie, Kathy Bates (American Horror Story) levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Cemitério Maldito

Assim como Carrie: A Estranha, o livro Cemitério Maldito tem duas adaptações cinematográficas. A primeira chegou aos cinemas em 1989, e a segunda, em 2019. Ambas ganharam o coração do público e dividiram a opinião da crítica especializada. Ou seja: vale a pena assistir às duas para concluir qual é a melhor.

As duas adaptações contam, basicamente, a mesma história. Em Cemitério Maldito, a família Creed enterra um gatinho falecido em um antigo cemitério. Após perturbar esse solo sagrado, a família passa a presenciar terríveis aparições sobrenaturais, relacionadas a um mal ancestral que não descansa até fazer novas vítimas.

O Nevoeiro

Baseado no livro homônimo de Stephen King, O Nevoeiro chegou aos cinemas em 2017. No lançamento original, o longa foi muito elogiado pelo público e pela crítica especializada, graças às ótimas performances do elenco – particularmente a de Marcia Gay Harden como uma terrível fanática religiosa – aos efeitos especiais e ao final surpreendente.

Final este que, vale lembrar, é muito diferente do desfecho original de O Nevoeiro. No filme, uma pequena cidade do Maine é envolta em uma misteriosa névoa que esconde sanguinários monstros lovecraftianos. Nesse cenário de completo caos e destruição, o protagonista David faz de tudo para manter o filho pequeno em segurança enquanto luta pela vida em um supermercado.

Um Sonho de Liberdade

Nem só de filmes de terror vivem as adaptações de Stephen King! O drama Um Sonho de Liberdade, por exemplo, representa a grande versatilidade do escritor. Sua adaptação chegou aos cinemas em 1994, com roteiro de Frank Darabont, da franquia Hora do Pesadelo e da série The Walking Dead.

Uma inesquecível história de luta e superação, Um Sonho de Liberdade acompanha a trajetória de Andy Dufresne, um banqueiro que é condenado à prisão perpétua por um crime que não cometeu. Mesmo sofrendo os piores abusos na cadeia, ele não perde a esperança da liberdade. Tim Robbins (The Brink) e Morgan Freeman (O Todo Poderosos) lideram o elenco.

Sair da versão mobile