O final de Breaking Bad foi aclamado pela crítica, e alguns até se referiram a ele como um dos maiores finais de série na história da televisão. Ao contrário de muitos dramas de TV que simplesmente desapareceram antes de terminar em decepção, Breaking Bad permaneceu bastante consistente e estável durante todo o tempo.
Mas, por melhor que tenha sido o episódio final, certamente não foi perfeito. Houve alguns problemas, alguns mais importantes que outros.
Mas problemas são problemas, e estamos aqui para debatê-los. Aqui está uma lista do Observatório do Cinema sobre coisas que os fãs não gostaram no final de Breaking Bad.
Um pouco seguro demais
Se há uma crítica que muitas vezes é dirigida a “Felina”, é a “segurança” geral do episódio. E com isso, as pessoas querem dizer que o episódio realmente não correu muitos riscos narrativos.
A maior parte da ação emocionante ocorreu em “Ozymandias”, e “Felina” estava principalmente preocupado em concluir a história da maneira mais previsível e segura possível. Nada realmente aconteceu que não esperávamos, e foi um pouco decepcionante.
Lydia sendo envenenada
O que mais incomoda não é bem Lydia sendo morta por envenenamento, mas sim como tudo aconteceu.
Quando Walt encontra Lydia na cafeteria com o pretexto de discutir uma nova proposta de negócios, ele coloca ricina em seu chá. Como ele fez isso é um mistério.
Ele havia preparado seu próprio pacote de chá? Essa é uma pergunta comum entre os fãs, e embora existam inúmeras teorias sobre o método, ninguém realmente sabe ao certo.
Jack como chefe final
Este problema não é realmente sobre o final em si, mas toda a temporada final. A maior parte do final diz respeito às tentativas de Walt de libertar Jesse do cativeiro de Jack e descartar a equipe de Jack.
Infelizmente, Jack e sua gangue nunca foram realmente vilões intrigantes ou cativantes, especialmente após as aventuras de Gus e Mike. Jack era um “chefe final” decepcionante, mas sua morte foi bastante gratificante.
Walt pedindo a Jesse para matá-lo
Essa foi uma boa ideia em teoria, mas é um pouco “demais” para Breaking Bad. Walt pede que Jesse o mate – sua jornada está completa e ele está morrendo de qualquer maneira.
Mas Jesse finalmente se defende e se recusa, dizendo a Walt para fazer isso sozinho.
É difícil comprar Walt pedindo a Jesse que o mate completamente, e tudo parece forçado com o único objetivo de concluir o arco de personagens de Jesse. A intenção era clara, mas provavelmente havia uma maneira mais natural de trabalhar na história.
Walt morrendo no laboratório
A morte de Walt no laboratório de metanfetamina é outra ideia decente na teoria, mas parece um pouco brega no próprio episódio. O simbolismo é evidente e bastante óbvio, e supomos que não havia outro caminho para Walt seguir.
Mas tê-lo morrendo com um sorriso no rosto enquanto admirava os tanques de metanfetamina era um pouco “limpo” para um final, um pouco óbvio demais.
No Brasil, todas as temporadas de Breaking Bad estão disponíveis na Netflix.