Chocante

A Grande Entrevista: O que é realidade e o que é ficção no filme da Netflix

Filme da Netflix gira em torno da entrevista do príncipe Andrew acerca do seu envolvimento com Jeffrey Epstein

A Grande Entrevista está disponível na Netflix
A Grande Entrevista está disponível na Netflix

Uma das estreias mais aguardadas desse primeiro semestre, A Grande Entrevista, finalmente chegou à Netflix. O filme retrata a polêmica entrevista do príncipe Andrew, do Reino Unido, a Emily Maitlis, centrando nas alegações em torno da amizade dele com o pedófilo Jeffrey Epstein.

Enquanto os eventos (e os memes) da entrevista de 2019 são bem conhecidos, o filme da Netflix mostra que muito mais aconteceu na entrevista que não ficamos sabendo.

O novo filme nos apresenta aos principais nomes que trabalharam meticulosamente nos bastidores para trazer à tona o que se tornou o ‘furo do século’.

Mas o que é real em A Grande Entrevista e o que foi adicionado por razões artísticas? A Cosmopolitan UK fez uma reportagem bem completa acerca disso – veja abaixo.

Jae Donnelly em A Grande Entrevista

Quem era o fotógrafo Jae Donnelly?

A Grande Entrevista não começa onde você esperaria. Não há flash-forward, nenhuma menção ao Newsnight, e Emily Maitlis não está em cena.

Em vez disso, o filme começa quase como um suspense de ação, onde o fotógrafo Jae Donnelly (interpretado por Connor Swindells de Sex Education) segue o Príncipe Andrew e Jeffrey Epstein, desesperado para tirar uma fotografia que provasse que os dois se conheciam.

Foi no domingo, 5 de dezembro de 2010, que Donnelly seguiu o Príncipe e o pedófilo até o Central Park, finalmente conseguindo a foto deles juntos que deu início à cadeia de eventos e eventualmente levou à entrevista vista ao redor do mundo. A fotografia, mostrando os dois em discussão, foi estampada na primeira página do agora extinto News of the World e levou a mais perguntas.

Por que Andrew ainda mantinha um relacionamento com Epstein mesmo depois que ele foi condenado por prostituição infantil em 2006? O financista serviu 13 meses de prisão em 2008.

Quando questionado sobre a reunião por Maitlis, Andrew manteve que não tinha um relacionamento com Epstein naquele momento, afirmando que visitou sua casa em Nova York em 2010 para dizer ao financista que ele ‘não podia mais’ ser amigo dele.

Billie Piper como Sam McAlister

Quem é Sam McAlister, e como ela estava envolvida no Newsnight?

Como produtora de entrevistas do Newsnight, o trabalho de McAlister era reservar convidados para o programa e construir relacionamentos sólidos para garantir o melhor talento.

Embora o Newsnight seja prestigiado, McAlister explica que era um trabalho difícil: “Tive que convencê-los a arriscar tudo na televisão nacional; a enfrentar o tribunal da opinião pública”, escreveu ela na Tatler no início deste ano.

Como vemos em A Grande Entrevista, tudo começou realmente com um e-mail enviado pela equipe real, promovendo o mais recente empreendimento beneficente do Príncipe Andrew para empreendedores, Pitch@Palace, que marcou o início do relacionamento de McAlister com Amanda Thirsk – que então servia como secretária particular do Príncipe Andrew.

“Seguiu-se um ano de trocas de e-mails e reuniões”, escreveu McAlister. “Eu estava tão convencida de que ele não faria isso que nem contei para meu chefe”.

Inicialmente, McAlister queria fazer uma entrevista com Andrew baseada nos temas quentes da época – Brexit, Meghan e Harry, o resto da realeza e Epstein. No entanto, a entrevista foi cancelada quando o Palácio disse que Andrew não responderia perguntas sobre Epstein.

O clima mudou, porém, após a prisão subsequente e suicídio de Epstein, com sua cúmplice na época, Ghislaine Maxwell, ainda foragida. O FBI expressou interesse em falar com o Príncipe Andrew, já que uma jovem chamada Virginia Giuffre estava processando Andrew através dos tribunais. Giuffre afirmava que dormiu com o Príncipe quando adolescente, compartilhando uma foto deles juntos na casa de Maxwell. O príncipe sempre negou isso.

“Mantive minha conversa com Amanda em andamento – a tênue linha entre profissionalismo e assédio”, explica McAlister. “Finalmente, em outubro de 2019, houve um convite para retornar”.

A participação de McAlister na obtenção da entrevista pode ter passado despercebida se não fosse por Esmé Wren, editor do Newsnight, que escreveu em um tweet: “Todo o crédito para nossa incansável produtora de entrevistas Sam McAlister por garantir esta exclusividade mundial”.

“Me dei de presente alguns brincos Louis Vuitton para comemorar o momento”, diz McAlister. “Meu pequeno papel na história jornalística e real”.

Desde aquele tweet, houve rumores de que os elogios generalizados a McAlister por conseguir a entrevista causaram um racha entre ela e Emily Maitlis, que na verdade conduziu a entrevista com Andrew.

A própria Maitlis também está trabalhando em uma série da Amazon em três partes sobre o momento revolucionário da história da TV, A Very Royal Scandal, que novamente se concentra na entrevista.

Cena de A Grande Entrevista

Princesa Beatrice realmente estava em reuniões iniciais para a entrevista?

Na primeira reunião com o Príncipe Andrew antes da entrevista do Newsnight, A Grande Entrevista mostra McAlister trazendo Emily Maitlis para conhecer, e esperançosamente impressionar, o Príncipe. Enquanto isso, Andrew teve um convidado surpresa – sua filha Beatrice. Em A Grande Entrevista, vemos ela fazendo anotações. “Ela sempre teve interesse na mídia”, Andrew conta a seus convidados.

Segundo McAlister, isso realmente aconteceu. “Uma reunião no Palácio na segunda-feira, 11 de novembro (com Andrew, Emily, o editor adjunto e um convidado surpresa, Princesa Beatrice)”, ela escreve na Tatler. “Um ‘sim’ finalmente veio na terça-feira. Uma data foi marcada para quinta-feira. Um pânico de preparação se seguiu”.

Cena de A Grande Entrevista

O Príncipe Andrew realmente era amigo de Jimmy Savile?

Foi nesta mesma reunião em A Grande Entrevista que vemos o Príncipe Andrew rir da linha desconfortável: “Não sei por que todos estão tão chateados com minha amizade com Epstein – eu conhecia Jimmy Savile muito melhor”.

É um momento constrangedor, mas é bem sabido que Savile tinha uma relação com a família real, assim como outros membros influentes da sociedade britânica (a Primeira-Ministra Margaret Thatcher teria lutado para tentar lhe dar um título de nobreza).

O Príncipe Andrew também apareceu no Jim’ll Fix It em 1994, onde hospedou uma menina de oito anos no HMS Cottesmore.

Savile também atuou como conselheiro de relações públicas não oficial para a realeza: o documentário da Netflix Jimmy Savile: A British Horror Story mostrou cartas que foram trocadas entre o então Príncipe Charles e o agora desacreditado entertainer.

Príncipe Andrew e seus ursinhos de pelúcia em A Grande Entrevista

O Príncipe Andrew realmente tem uma coleção de ursinhos de pelúcia?

A Grande Entrevista destaca o lado mal-humorado do Príncipe Andrew, com uma cena em que ele é visto repreendendo um funcionário por não organizar sua coleção de ursinhos de pelúcia na ordem correta.

Embora esta cena possa ter sido escrita para efeito cômico, pode haver um fundo de verdade na coleção de ursinhos de pelúcia do Duque de York.

Charlotte Briggs, que trabalhou anteriormente sob o Príncipe nos anos 90, revelou que os funcionários eram treinados por um dia inteiro sobre como fazer a cama de Andrew, e garantir que sua coleção de 72 brinquedos macios fosse arrumada nos travesseiros na ordem correta.

Em entrevista ao The Sun em 2022, ela explicou: “Assim que consegui o emprego, me falaram sobre os ursinhos e foi martelado em mim como ele queria. Tudo tinha que estar exatamente certo. Era tão peculiar”.

“Era tão estranho”, continuou ela. “Afinal, ele era um homem adulto que havia servido nas Falklands. Mas ele adorava os ursinhos e era muito claro sobre como ele queria que fossem arrumados.”

Ela acrescentou que o Príncipe se irritava com sua equipe se seus ursinhos não estivessem na ordem correta.

O próprio Andrew não escondeu ter uma extensa coleção de bichinhos de pelúcia.

“Sempre colecionei ursinhos de pelúcia”, disse em uma entrevista de 2010. “Onde quer que eu fosse na Marinha, costumava comprar um ursinho de pelúcia, então tenho uma coleção de todos os cantos do mundo de um tipo ou outro.”

Gillian Anderson como Emily Maitlis em A Grande Entrevista

Emily Maitlis realmente levava seu cachorro para todo lugar?

Emily Maitlis, interpretada por Gillian Anderson em Entrevista, raramente é vista na tela sozinha. Ela é seguida por Moody, um whippet cinza. O dito whippet até é visto enquanto ela ensaia suas perguntas de entrevista para o Príncipe Andrew.

Bem, aparentemente Moody realmente era uma presença regular nos escritórios da BBC, com o Mail on Sunday dizendo que o mimado cachorro frequentemente era visto na Broadcasting House.

Cena de A Grande Entrevista

O Príncipe Andrew realmente perdeu seu conselheiro por causa da entrevista?

Em A Grande Entrevista, vemos uma Amanda Thirsk com aspecto exausto (interpretada por Keeley Hawes) revirar os olhos enquanto Jason Stein (Paul Popplewell) é contratado para efetivamente impulsionar a estratégia de relações públicas do Príncipe Andrew. Vemos Stein entrar em conflito com Thirsk, dizendo a ela que a entrevista seria um desastre, e ele sai.

Isso realmente aconteceu. De acordo com relatos no The Guardian, Stein disse que o Príncipe Andrew deveria recusar o pedido do Newsnight e, em vez disso, deveria se concentrar em trabalhos de caridade. Ele então poderia fazer duas entrevistas para jornais no próximo ano, de acordo com os planos de Stein. Em retrospectiva, parece que Stein realmente sabia do que estava falando.

Tour do Palácio de Buckingham em A Grande Entrevista

Príncipe Andrew realmente deu a Emily Maitlis um tour do Palácio de Buckingham?

Em A Grande Entrevista, vemos como os assessores de Andrew acreditam que a entrevista foi bem – tão bem, na verdade, que o Príncipe Andrew ofereceu a Maitlis uma visita ao redor do Palácio de Buckingham depois. Embora pareça absurdo, isso realmente aconteceu.

“No final da entrevista, você pode supor que o Príncipe Andrew estava pálido e desanimado”, McAlister disse à Radio Times. “Bem pelo contrário. Ele estava animado, alegre. Claramente ele achava que tinha feito um trabalho incrível. Emily fez uma turnê pelo Palácio com ele, enquanto todos nós nos apressávamos, chocados, para levar a entrevista de volta à BBC, para começar a prepará-la para compartilhar com a nação. Com o mundo”.

Sair da versão mobile