A Queda da Casa de Usher, o novo projeto de Mike Flanagan, está prestes a estrear na Netflix. Inspirada em contos de Edgar Allan Poe, a série vem sendo chamada de a melhor de Flanagan por alguns críticos. Vamos ver quais os contos que inspiraram o seriado.
A adaptação pode ser descrita como um “revival moderno” da trama, prometendo grandes surpresas até mesmo para quem já conhece a história original.
“Para proteger a fortuna e o futuro, um casal de irmãos constrói uma dinastia familiar que começa a ruir quando cada um dos herdeiros morre misteriosamente”, diz a sinopse oficial de A Queda da Casa de Usher na Netflix.
Mike Flanagan, vale lembrar, é um parceiro de longa data da Netflix. O cineasta se destaca, primordialmente, no gênero do terror.
Na plataforma, Flanagan é o criador de séries como A Maldição da Residência Hill, Missa da Meia-Noite e A Maldição da Mansão Bly.
Mostramos abaixo quais os contos que inspiraram A Queda da Casa de Usher na Netflix.
Série da Netflix é inspirada em vários contos de Edgar Allan Poe
A série se inspira nas obras do escritor gótico Edgar Allan Poe, com a maioria dos personagens da série, incluindo os Ushers, Arthur Pym, Fortunato e C. Auguste Dupin, compartilhando seus nomes com aqueles de suas histórias e poemas.
Além do cenário atualizado do século XXI, a Netflix tomou algumas outras liberdades criativas para a série. Verna, a misteriosa antagonista que causa estragos na família Usher, é uma personagem completamente nova criada para o programa.
A principal história de Edgar Allan Poe na qual a série se baseia é, naturalmente, A Queda da Casa de Usher, publicada pela primeira vez em 1839. A estrutura da série é baseada nessa história, que apresenta um narrador sem nome visitando seu único amigo, Roderick Usher, em sua casa gótica.
Roderick havia escrito para seu amigo dizendo que sua irmã, Madeline, havia morrido, e que ele próprio estava doente, e o narrador veio preocupado com Roderick. Na série, Roderick conta ao seu companheiro sobre as trágicas mortes de sua família, cada episódio explicando como uma criança diferente veio a falecer.
Dentro da série, episódios específicos são fortemente inspirados em outras histórias e poemas de Poe, e a maioria dos títulos dos episódios é nomeada a partir de seus contos ou poemas.
O segundo episódio é fortemente inspirado em uma das histórias mais conhecidas de Poe, A Máscara da Morte Vermelha. O conto de 1842 segue um baile extravagante realizado por socialites ricas enquanto uma praga se espalha pelo lado de fora. A série da Netflix atualiza a história, transformando o evento em uma rave subterrânea.
O terceiro episódio é uma adaptação livre do conto , descrito como o primeiro conto de detetive moderno de Poe. Na série, a ação acontece em uma instalação médica perto da casa dos Usher nos Estados Unidos, em vez de em uma rua fictícia de Paris.
O quarto episódio, O Gato Preto, é adaptado da história de 1843 de Poe com o mesmo nome, enquanto o quinto episódio é uma adaptação livre de O Coração Delator, e o sexto episódio se inspira em O Escaravelho de Ouro.
O penúltimo episódio é baseado em um dos contos mais aclamados de Poe, O Poço e o Pêndulo, sobre um homem torturado pela Inquisição Espanhola.
O dramático episódio final da série é intitulado O Corvo e traz um toque moderno no poema clássico de Poe sobre um homem sendo atormentado pelo pássaro. No entanto, o tema central do episódio na verdade vem do conto de 1846, O Barril de Amontillado, sobre um homem que se vinga de um nobre que ele acredita tê-lo insultado, aprisionando-o em uma adega construindo um muro ao redor dele.
A Queda da Casa de Usher já está disponível na Netflix.