Sigmund Freud é um homem que a maioria de nós já ouviu falar, mas poucos sabem muito sobre ele. Isso está prestes a mudar, com o novo drama de oito partes em alemão, Freud, que é produzido pela Netflix.
O ator austríaco Robert Finster interpreta o papel principal neste suspense ambientado em Viena, que leva um personagem da vida real e o joga em um cenário fictício. Jovem e ambicioso, ele trabalha em suas teorias da psicanálise, além de ajudar um inspetor a resolver uma série de crimes, com seus métodos particulares.
Mas quem era Sigmund Freud?
Nascido em 1856, em uma família judia, Freud estudou medicina na Universidade de Viena e trabalhou no hospital da cidade. Ele acabou se tornando um professor, com uma prática clínica na cidade, mas foi forçado a deixar a Áustria para fugir dos nazistas em 1938.
Ele morreu um ano depois, enquanto estava exilado no Reino Unido.
Freud é frequentemente chamado de Pai da Psicanálise, e embora muitas de suas teorias ainda sejam controversas, ele teve uma enorme influência na cultura popular, bem como em nossas crenças modernas sobre sonhos, subconsciente e psicologia.
Ele argumentou que a mente humana poderia ser dividida em três partes – o ID (componente nato dos indivíduos), o superego (pensamentos intelectuais) e o ego, que, esperançosamente, proporcionaria equilíbrio entre os dois.
Ele é famoso por afirmar que a maior parte do comportamento humano pode ser explicada por eventos que ocorreram em nossa infância e muitas dessas teorias giravam em torno do desejo sexual, incluindo o conhecido complexo de Édipo. Palavras que ele introduziu em nosso vocabulário por meio de suas teorias incluem “libido”, “negação”, “repressão”, “catártico” e “neurótico”.
A família dele também não é famosa?
Sim. Sigmund tinha dois netos eminentes: chef de celebridades, deputado e radialista Clement Freud e artista Lucien Freud.
Sua bisneta Emma Freud é editora de roteiro, emissora e parceira do escritor Richard Curtis, de Quatro Casamentos e um Funeral. Outra de suas bisnetas é a estilista Bella Freud, famosa por seus blusas de 1970, assim como a romancista Esther Freud, esposa do ator David Morrissey.
A primeira temporada de Freud está disponível na Netflix.