A Netflix acrescentou ao seu catálogo um filme de terror, que rapidamente começou a fazer sucesso na plataforma. O que nem todos podem saber é que o monstro de Ameaça Profunda tem uma conexão com as histórias de H.P. Lovecraft.
O filme de terror claustrofóbico se passa a 11.000 metros abaixo do mar, nas profundezas turvas da Fossa das Marianas.
A história acompanha a tripulação de uma perfuradora de águas profundas lidando com as consequências de uma catástrofe: um desastre natural destrói a integridade estrutural das finas paredes de metal que os separavam de mais de 10.000 atmosferas de pressão da água salgada.
No entanto, quando o monstro aparece, a trama muda completamente.
Cthulhu é o monstro de Ameaça Profunda
A heroína da história, Norah nunca descobre o que é o monstro em Ameaça Profunda, mas o diretor William Eubank confirmou posteriormente sua identidade: o monstro é Cthulhu.
Presente em muitas formas de mídia, Cthulhu foi criado por H.P. Lovecraft no conto de 1928, O Chamado de Cthulhu, mas o filme de Kristen Stewart inspirado em Lovecraft não é uma adaptação desse livro.
Enquanto alguns viram semelhanças entre o monstro em Ameaça Profunda e Cthulhu, sua identidade como monstro de H.P. Lovecraft não é diretamente afirmada no filme de Eubank, embora haja várias pistas fortes.
Nos contos e livros de H.P. Lovecraft, Cthulhu é um dos Grandes Anciões que hiberna sob o oceano. Ele é um titã com uma cabeça tentacular e um corpo massivo.
Ele também tem asas, as quais Eubanks fez questão de mostrar no final do filme, para que todos soubessem que era, de fato, o próprio Cthulhu.
Ameaça Profunda está disponível na Netflix.