Bebê Rena é a nova série da Netflix baseada em história real. A obra aborda o abuso de forma bastante profunda, especialmente conforme caminha para o final. Vamos mergulhar no desfecho da minissérie.
A minissérie é baseada na experiência do comediante, ator e escritor escocês Richard Gadd com uma perseguidora e predadora sexual em seus 20 anos.
Gadd estrela como Donny Dunn, que é perseguido por uma mulher chamada Martha, que ele conheceu em um bar onde trabalhava.
“Um comediante é gentil com uma mulher vulnerável, despertando uma obsessão sufocante que pode acabar com as vidas dos dois”, diz a sinopse oficial de Bebê rena na Netflix.
Continue lendo para saber o significado por trás do final de Bebê Rena.
O que acontece no final de Bebê Rena?
No início do episódio final, encontramos Donny em um momento alto de sua vida. Sua carreira está indo bem depois que um de seus vídeos de stand-up se torna viral.
No entanto, ele despenca desse ponto alto quando Martha começa a entrar em contato com ele novamente – ao encontrar o número de telefone dele no e-mail que recebeu fora do escritório, ela começa a ligar para ele, ameaçando contar aos pais dele sobre o vídeo, que inclui uma referência a como ele foi estuprado.
Donny decide voltar para casa e se abrir com seus pais sobre o que está acontecendo em sua vida.
Ele conta a eles sobre Martha e sobre a agressão sexual, dizendo: “Eu não queria que vocês pensassem mal de mim como homem”. Seu pai responde: “Você me veria como menos homem?”.
Depois de voltar para casa, Donny recebe 50 mensagens de voz de Martha – ele decide que é hora de pôr um fim ao assédio. Ele vai à polícia, que sugere que ele retorne quando Martha ameaçar com violência. Ele começa a ouvir cada uma das mensagens de voz que ela deixa, esperando por provas incriminatórias.
Nos meses seguintes, observamos como Donny continua a ouvir as mensagens de Martha quase como se estivesse sintonizando um podcast favorito. Enquanto isso, Teri começa um relacionamento com um novo homem e Donny se torna cada vez mais dependente das mensagens de Martha.
Um dia, Martha deixa uma mensagem de voz furiosa, ameaçando esfaqueá-lo ou a alguém que ele conhece. Essa é a prova de que a polícia precisava e Martha é presa. Durante o julgamento, ela chora, se declara culpada e olha para Donny uma última vez.
Depois que Martha é encarcerada, Donny se vê à deriva e mais solitário do que nunca. A ex de Donny, Keeley, vai ver como ele está e encontra um mural de investigação sobre as mensagens de Martha – fica claro que ele, de certa forma, tem sua própria obsessão distorcida por ela.
Keeley sugere que Donny volte a morar com sua mãe. Lá, ele encontra um antigo roteiro com anotações de Darrien.
Donny visita Darrien, que lhe oferece trabalho. Donny aceita, mas a conversa o deixa emocionalmente abalado.
“Não acho que tenha sido um final cínico, estava mostrando um elemento de abuso que não havia sido visto na televisão antes, que é, infelizmente, os efeitos psicológicos negativos e profundamente arraigados do apego que às vezes você pode ter com seu agressor”, disse Gadd sobre o momento à GQ.
Mais uma vez, ele recorre às mensagens de voz de Martha, as quais, descobrimos, ele agora organizou em categorias com base no humor: excitada, elogiosa, adoradora, e não ouvida.
“Você vê que quando as mensagens de voz dela se tornam um pouco a trilha sonora da vida dele, quando ele volta para a casa de Darrien, ele precisa da tranquilidade de Martha, ele precisa dos elogios dela para acalmá-lo”, disse Jessica Gunning, que interpreta Martha, ao Radio Times. “Acho que as mensagens de voz quase representam um alívio para sua solidão, e acho que foi a isso que ele se agarrou – e encontrou escapismo nas palavras dela.”
Donny se dirige a um pub onde seleciona uma nova mensagem. Na mensagem de voz, Martha explica o significado por trás de seu apelido para Donny. Acontece que Martha teve um bebê rena de brinquedo quando criança que era a “única coisa boa” em sua vida. Aparentemente, quando viu Donny, ela se lembrou imediatamente de seu antigo brinquedo.
Donny começa a chorar – quando vai pagar a bebida, percebe que esqueceu a carteira. O garçom diz para ele não se preocupar, que é por conta dele, em um eco do primeiro encontro de Donny e Martha.
Bebê Rena termina com uma manifestação emocional complexa e em camadas de Donny.
“Acho que a arte é muito interessante quando você não sabe de que lado está”, explicou Gadd ao Tudum da Netflix. “Você meio que sente pena de Martha, mas depois sente pena de Donny, e depois sente pena dela de novo, e depois a odeia e odeia ele.”
Dessa forma, a série mostra como a vítima de abuso pode acabar levando para sempre consigo o abusador, caso não receba a atenção psicológica adequada.
Bebê Rena está disponível na Netflix.