Netflix

Como a Netflix mede o sucesso das séries? Nós explicamos!

Na última década, os assinantes da Netflix sabiam pouco sobre como as tendências de streaming afetavam o cenário geral. A gigante do streaming sempre foi protetora sobre seus métodos de medir a audiência.

À medida que a lista de serviços de streaming continua a crescer, os executivos da Netflix decidiram ser mais transparentes sobre o processo. Uma carta de outubro de 2019 enviada a um comitê do parlamento do Reino Unido revela que a Netflix usa três categorias para medir os números de exibição: “iniciantes”, “observadores” e “concluidores”.

O significado dessas categorias reflete como a Netflix mede os números de exibição e como esses números são considerados no plano de negócios do serviço de streaming.

Enquanto os números tradicionais de audiência de televisão em rede são coletados pela Nielsen Media Research de terceiros, também conhecida como Nielsen Ratings, a Netflix optou por um modelo completamente diferente. As redes tradicionais usam suas informações de classificação para vender publicidade, enquanto a Netflix é financiada principalmente por meio de um modelo de assinatura.

Como a Netflix entrega seu conteúdo digitalmente, pode rastrear suas próprias estatísticas de exibição com muito mais precisão do que a televisão aberta e pode até observar os hábitos de visualização de seus assinantes. Por exemplo, os lançamentos de filmes mais populares da Netflix, usados para atrair assinantes, não são necessariamente o conteúdo com a melhor classificação do serviço: o criticado Mistério no Mediterrâneo, com Adam Sandler, foi o título mais assistido de 2019.

Agora que a guerra dos serviços de streaming mudou para sempre como e onde os consumidores acessam o entretenimento, os métodos de pesquisa da Netflix provaram ser valiosos para o marketing prático. Essas estatísticas são usadas para planejar e promover filmes e séries.

Agora, os assinantes da Netflix podem ter mais consciência de como o tempo de transmissão pessoal pode afetar as decisões dos executivos.

Como a Netflix mede a audiência

Para a Netflix, os “iniciantes” se correlacionam com “as famílias que assistem dois minutos de um filme ou um episódio”. Como muitos sabem, filmes ou séries são frequentemente deixados para trás por vários motivos.

Alguns não têm o gancho de abertura, ou intriga, que as pessoas procuram, enquanto outros se perdem na confusão e são esquecidos em favor de outros títulos.

Os “observadores” da Netflix são “famílias que assistem a 70% de um filme ou um episódio de uma série”. Em relação aos filmes da Netflix, isso se aplica a pessoas que investem principalmente na experiência de visualização, mesmo que, no final das contas, não cheguem ao fim do filme.

Quanto às séries originais da Netflix, o conceito de “observadores” e “iniciantes” é o mesmo: assinantes que pelo menos conferem a primeira parte. A Netflix usa as estatísticas de “observadores” para fins promocionais de marca, o que explica a expectativa por trás do filme Bird Box de 2018, um suspense estrelado por Sandra Bullock, lançado pouco antes do Natal.

Para relatar grandes números, a Netflix simplesmente precisava que as pessoas assistissem a 70% do filme durante a temporada de festas.

O grupo de “concluidores”, sem dúvida, ajuda a Netflix a identificar as produções mais divertidas e interessantes. Nesta categoria, os telespectadores são “famílias que assistem 90% de um filme ou temporada de uma série”.

É claro que os cancelamentos de 2019 de séries aclamadas pela crítica como The OA e Tuca & Bertie implicam que a Netflix nem sempre está interessada em inovação cinematográfica de longo prazo sobre acessibilidade. Ambas as séries mencionadas têm fortes bases de fãs, mas claramente não tinham o fator de entretenimento de outros sucessos.

Da mesma forma, as notícias de que a Netflix encomendou uma nova série animada de He-Man provavelmente estão ligadas a She-Ra e as Princesas do Poder, apresentando um bom desempenho com “observadores” e “concluidores”. Em 2020 e além, as categorizações de visualização da Netflix permitirão que os assinantes fiquem mais imersos nos dados da experiência, mas é provável que muitos assinantes voltem às suas rotinas regulares de streaming e sigam o exemplo da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.