Lançamento

Criadora de Sombra e Ossos ficou “aterrorizada” com adaptação da Netflix

Leigh Bardugo pensou bastante antes de aceitar que seu universo literário fosse adaptado para a tela

Sombra e Ossos chegou finalmente às nossas telas em uma nova adaptação dos romances de sucesso do Grishaverso, mas não foi fácil para a criadora da história entregar os direitos de seu trabalho.

A autora Leigh Bardugo disse ao Digital Spy que deixar o produtor Eric Heisserer e sua equipe desenvolverem sua própria versão de sua história e traduzi-la para a tela estava longe de ser uma decisão fácil para ela, admitindo que a perspectiva da série da Netflix era “muito assustadora”.

“Eu escrevi, até agora, cerca de nove livros neste universo, eu acho. Posso dizer que é absolutamente assustador entregar o trabalho da sua vida para alguém. É absolutamente assustador da maneira mais fundamental”, ela explicou.

No entanto, a autora sentiu que este era o momento certo para sua história ser adaptada para o público na tela, dizendo que ela não teria concordado em ir mais longe se suas primeiras conversas com Heisserer não tivessem sido tão “honestas e convincentes”.

“Eric Heisserer e eu nos sentamos no início e tivemos uma conversa muito aberta e honesta sobre o que queríamos mudar, o que sentíamos ser o cerne dessas histórias. E se essa conexão não tivesse parecido honesta e convincente, não acho que teríamos avançado”, disse ela.

“Tínhamos muito interesse por esses livros antes. Eu saía dessas reuniões com o pior sentimento nas entranhas.”

“Eu me sentei com meu agente e disse: ‘Não quero dizer sim.’ Ele disse: ‘Então não diga sim.’ Eu respondi: ‘E se as pessoas parassem de perguntar? Você diz não várias vezes e as pessoas param de convidá-la para dançar.'”

“Portanto, foi muito assustador fazer essa escolha. Mas foi como se estivéssemos esperando para encontrar os parceiros certos com a Netflix e Eric Heisserer.”

Mudanças na série

Sombra e Ossos é a nova grande e aguardada aposta da Netflix. A autora Leigh Bardugo, dos livros originais, explicou por que algumas grandes mudanças foram feitas no seriado.

A série é baseada no Grishaverso, que mostra uma versão fantasiosa da Rússia czarista, uma bem inovadora para a televisão.

Bardugo disse que mudanças tiveram de ser feitas a fim de garantir que a história de Alina Starkov fosse adaptada direito.

“Eu sei que tem havido ansiedade entre alguns leitores sobre como faríamos isso, mas eu só senti antecipação”, disse a autora a Lucas Hill-Paul, do Express.

“Para mim, não acho que uma adaptação deva ser precisa página a página. O importante é guardar a alma das histórias, o coração dos personagens, conservar os arcos de suas viagens”, continuou a autora de Sombra e Ossos.

A decisão partiu dela própria, já que o produtor de Sombra e Ossos, Eric Heisserer, queria que fosse bastante fiel inicialmente.

“Eu senti fortemente que isso não poderia funcionar”, disse Leigh Bardugo. “A maneira como eu penso é: você pode fazer o Frankenstein dos personagens, mas não pode fazer o Frankenstein dos enredos.”

Sombra e Ossos já está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile