Alerta de spoilers!
A temporada final de Dark chegou e trouxe mais confusão para a cabeça dos fãs da série da Netflix, além de muitos detalhes e referências interessantes para os mais atentos.
Uma dessas referências pode ser encontrada na cena final entre Jonas e Martha.
Um dos locais mais icônicos de Dark é a encruzilhada perto da usina nuclear. No começo da série, Jonas é visto andando de bicicleta e parando nesse mesmo local.
Então, nada mais justo que seu momento final na série faça referência à sua introdução, mas não é apenas essa mensagem que esse local traz.
De fato, a encruzilhada deu indícios lá atrás de qual seria o destino de Jonas e Martha.
Assim como Jonas na primeira temporada, Martha do segundo mundo também anda de bicicleta e para na encruzilhada para olhar para a usina nuclear, na terceira temporada de Dark.
Há, no entanto, uma importante diferença: no mundo de Martha, tudo é espelhada. Quando Jonas vai para a esquerda, ela vai para a direita.
A cidade inteira de Winden é invertida. Isso não apenas ajuda o espectador a entender em qual mundo está, como indica que Jonas e Martha eventualmente se tornariam inimigos.
Mais detalhes
Além disso, a encruzilhada de Dark representa também os caminhos diferentes na caverna, que levam para 1953, 1986 e 2019.
Quando surge a oportunidade para Jonas e Martha quebrarem o ciclo, eles novamente passam por esses túneis e impedem o apocalipse.
Por fim, a encruzilhada representa também a escolha que eles devem tomar: salvar o mundo e deixar de existir, ou manter o ciclo vivo eternamente.
Realmente uma cena perfeita da série. Todas as temporadas de Dark estão disponíveis na Netflix.