A nova série de suspense da Netflix, Detetive Forst, tem atraído muitos assinantes da plataforma. Quem assistiu pode ter ficado confuso acerca de alguns elementos do final – vamos mergulhar nele.
“Suspenso por usar métodos pouco convencionais, um detetive se une a uma jornalista para tentar resolver uma série de assassinatos violentos por conta própria”, diz a sinopse oficial.
Esse detetive rebelde é Wiktor Forst (Borys Szyc), e sua parceira jornalista é Olga Szrebska (Zuzanna Saporznikow). O local de sua investigação não exatamente legal são as Montanhas Tatra: a fronteira natural entre a Eslováquia e a Polônia. Portanto, um lugar difícil para encontrar pistas, mas um ótimo cenário para um show.
A obra é baseada nos romances policiais Forst, do autor polonês Remigiusz Mróz, principalmente nos dois primeiros romances, Exposure e Overhang.
Continue lendo para saber o que acontece no final de Detetive Forst.
O final explicado de Detetive Forst
Como em todo bom drama criminal internacional, o final de Detective Forst oferece o grande confronto entre o detetive rebelde e o sádico assassino em série.
Nesse caso, porém, o fim da 1ª temporada deixa muitas coisas sem solução para estabelecer uma possível segunda temporada.
Apesar do próprio Forst ser o principal suspeito durante boa parte da série e até mesmo terminar a temporada dessa forma, a verdadeira Fera de Giewont é Iwo Elijah, o marido da promotora Dominika Waldrys-Hansen.
Como sempre acontece nessas situações, Iwo tem uma ligação pessoal com Forst. Os dois cresceram juntos no mesmo orfanato administrado por Halina Sznajderman. Forst foi adotado e Iwo foi rejeitado por causa das ações de Forst, o que o levou à loucura com a necessidade de vingança. Ele foi ainda mais moldado em um monstro pelos abusos de Halina.
Logo no início, fica estabelecido que as vítimas estão todas ligadas por seus parentes, e Halina é fundamental para isso, pois é filha – concebida por estupro – do ex-nazista Leon Lowotarski, que administra um bordel no topo de uma montanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O grupo, liderado por Lowotarski, criou uma série de torturas, execuções e abusos nas montanhas Tatra. A mãe de Halina foi a única sobrevivente, sobrevivendo o suficiente para dar à luz, mas morrendo mais tarde. Halina dirigiu o orfanato e a Mountain Remembrance Foundation e transformou Iwo em uma arma de vingança contra Lowotarski e seus colaboradores sobreviventes.
No entanto, Iwo acaba indo atrás dos descendentes desses colaboradores de maneiras muito elaboradas, chamando muita atenção para si mesmo. Por meio de Lowotarski, ele descobre quem Halina realmente é e a mata também, ainda desesperado por um confronto final com Forst.
Depois de matar a filha de Osica, Agata, e Staszek, Iwo realiza seu desejo. Os dois homens lutam e ficam gravemente feridos. No entanto, quando a polícia chega, ele não está em lugar nenhum e Forst continua sendo o principal suspeito dos assassinatos.
No final da temporada, temos um vislumbre de Iwo, vivo, mas ferido, sendo levado embora por Olga.
Até o momento, não está claro se Olga talvez tenha levado Iwo em cativeiro depois que ele matou Nina ou se ela estava trabalhando com ele o tempo todo e o levou para um lugar seguro. Se houver uma conexão mais profunda entre os dois, isso não está claro por enquanto.
Com Dominika tentando proteger sua família e sua imagem ao anunciar Forst como o assassino em série durante uma coletiva de imprensa, as coisas ficam inacabadas no final da temporada.
Detetive Forst está disponível na Netflix.