Polêmica

Documentário da Netflix usa IA e os fãs estão indignados

Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands da Netflix
Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands da Netflix

Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands chocou assinantes da Netflix, mas também acabou gerando polêmica. A série documental fez uso de IA para recriar falas e imagens e os fãs não estão felizes.

A obra narra a vida e os crimes de Lou Pearlman, mais conhecido por fundar boy bands populares como os Backstreet Boys e *NSYNC. Mas havia muito mais sobre o ex-gerente de talentos. Ele se declarou culpado de conspiração, lavagem de dinheiro e declarações falsas. Sua rede de mentiras foi revelada, envolvendo um dos maiores esquemas da história americana.

A série documental de três partes apresenta entrevistas fascinantes e imagens de arquivo de pessoas que trabalharam com Pearlman, incluindo os próprios membros das boy bands e antigos amigos e associados.

No entanto, a história cativante é ofuscada pelo uso terrível de inteligência artificial (IA) para replicar a fala e as imagens de Pearlman em várias cenas.

Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands

Como a IA foi usada em Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands

No início da série documental, os espectadores são avisados de que imagens digitalmente alteradas de Pearlman falando aparecerão ao longo dos três episódios.

Trata-se de um vídeo real de Pearlman, mas, enquanto sua boca se move, parece antinatural. Isso acontece porque ele não está realmente dizendo as palavras que são faladas. Elas são ditas por um ator contratado para pronunciar as palavras, enquanto a imagem de Pearlman foi alterada para mostrar sua boca movendo-se junto com o diálogo.

Para esclarecer, estas são as próprias palavras de Pearlman, mas foram retiradas de seus escritos, trechos de seu livro Bands, Brands & Billions, e faladas por outra pessoa usando imagens antigas dele.

A imagem de Pearlman faz parecer que ele está falando essas palavras quando, na verdade, ele estava dizendo algo completamente diferente na filmagem original.

Os espectadores não se contiveram ao expressar suas opiniões sobre o uso de IA nesta série documental. @AlexisToddNY no X chamou a voz gerada por IA de “desnecessária”. No entanto, também acrescenta que a existência de imagens geradas por IA, apesar de não serem convincentes, aponta para um problema maior. “Realmente espero que isso não se torne uma tendência”, diz. “Não será mais possível distinguir o que é real do que é falso.”

@jessicalynne no X diz: “Para quem decidiu fazer o Lou Pearlman gerado por IA o narrador deste documentário na Netflix, espero que você pise em um LEGO. Isso é embaraçoso.”

@JerryRoe no X diz que nem sequer vai terminar a série documental porque acha o uso de IA “tão desagradável e terrível”.

Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile