Embora tenha uma figura real como protagonista, a série Freud da Netflix apresenta uma história quase inteiramente fictícia. Para a frustração de muitos fãs, o Pai da Psicanálise nunca atuou como caçador de assassinos.
Já fazendo sucesso, a produção alemã pode ser considerada uma “ficção histórica”, que usa personagens e cenários reais para contar uma história fictícia.
Para a surpresa dos espectadores, uma das personagens mais interessantes da produção é baseada em uma figura da vida real.
O site Distractify falou sobre o assunto; confira abaixo!
A atriz
Em Freud, Fleur Salomé é uma médium que auxilia Sigmund Freud na investigação dos misteriosos casos da série.
A personagem é interpretada por Ella Rumpf, uma atriz suíça conhecida principalmente por sua performance no bizarro e violento filme de terror Grave, também disponível na Netflix.
A médium
De acordo com o site The New York Times, Fleur Salomé é baseada em uma importante figura da vida de Sigmund Freud.
Segundo a publicação, Fleur é inspirada em Lou Andreas-Salomé, uma aprendiz, amiga e confidente de Freud. Supostamente, a popular jovem também tinha relações próximas com os filósofos Rilke e Nietzsche.
Escrevendo sobre Salomé, Freud afirmou que a jovem conseguia conhecer mais sobre as pessoas do que elas próprias jamais sonhavam.
“Ela consegue ver imediatamente conexões que outros não enxergam”, afirmou o Pai da Psicanálise.
Embora a série da Netflix tenha sugerido um relacionamento romântico entre Fleur e Freud, na vida real o que ocorreu foi apenas uma amizade.
Além disso, Freud só conheceu Salomé em 1911, não em sua juventude.
Freud está disponível na Netflix.