Contém spoilers!
Um evento em nível de extinção acontece em Expresso do Amanhã no segundo episódio, e ameaça o futuro de toda alma a bordo do Trem da Grande Arca. Baseada nas histórias em quadrinhos francesas e no filme de 2013 dirigido pelo vencedor do Oscar Bong Joon Ho (Parasita), a série Expresso do Amanhã se passa em uma continuidade totalmente diferente.
Enquanto elementos-chave do filme, como a seção Cauda, que está planejando uma revolução para pegar o motor do trem, estão em jogo (mas acontecerão de maneira diferente), o programa de TV também está montando uma extensa construção mundial, o que leva a intrigantes, mas angustiantes novos dilemas.
De acordo com a mitologia televisiva de Expresso do Amanhã, os planos dos cientistas para impedir as mudanças climáticas resultaram na Terra se tornando um terreno baldio congelado quase 7 anos antes da partida do trem, abrigando os últimos 3.000 sobreviventes da raça humana. Todos os outros seres vivos do planeta congelaram até a morte.
O segundo episódio revelou alguns detalhes sobre como o Motor Eterno do Expresso do Amanhã funciona. O Expresso do Amanhã tem 1.001 vagões, mas o Trem da Grande Arca nunca pode parar de circunavegar o mundo em 200.000 milhas de trilhos.
A velocidade do trem e suas voltas perpétuas ao redor do planeta são como o Expresso do Amanhã gera sua energia e eletricidade. Se o comboio reduz a aceleração abaixo de certos níveis, as seções do trem perdem força e são forçadas a parar.
No entanto, a velocidade necessária do Expresso do Amanhã se torna um problema em partes do ambiente congelado do planeta, já que o segundo episódio provou quando o trem passou por um perigoso trecho de montanhas onde os 1.001 vagões são conhecidos por provocar avalanches.
No segundo episódio da primeira temporada, Andre Layton (Daveed Diggs), um homem que foi relutantemente recrutado para se tornar o detetive do trem e resolver um terrível assassinato, seguiu as pistas da seção de Expresso do Amanhã onde os animais são mantidos e criados. Layton e sua parceira relutante, Brakeman Bess Till (Mickey Sumner), rastrearam as armas do crime, que apontavam para os cutelos que os açougueiros do trem usam.
No entanto, uma avalanche atingiu Expresso do Amanhã e quebrou as janelas dos vagões de gado: todas as vacas a bordo congelaram instantaneamente até a morte em temperaturas de 140 graus abaixo de zero. Foi uma perda devastadora para o Expresso do Amanhã.
Pior, a chefe de hospitalidade, Melanie Cavill (Jennifer Connelly), que secretamente dirige o trem inteiro em nome do misterioso (e possivelmente inexistente) bilionário Sr. Wilford, admitiu que a morte do gado de Expresso do Amanhã é um evento de nível de extinção.
Grande problema
Expresso do Amanhã é de fato uma arca, e tudo o que trouxeram a bordo é toda a humanidade que resta. A morte das vacas do trem significa que as vacas estão agora extintas na Terra.
Tragicamente, as ramificações da erradicação das vacas vão além de sem mais bifes, hambúrgueres ou carne de bovino para macarrão apreciado nos 1.001 vagões do Expresso do Amanhã. Como os amigos mais próximos de Melanie, Bennett Knox (Iddo Goldberg) e Jinju Seong (Susan Park) avaliaram severamente, as vacas também forneceram culturas bovinas e metano, e até o estrume das vacas era necessário e reciclado.
Tudo isso agora se foi para sempre do Expresso do Amanhã e da própria Terra.
Tragicamente, a extinção das vacas também empurra a raça humana um passo mais perto da extinção também. As ramificações dessa perda vão durar toda a primeira temporada de Expresso do Amanhã e a segunda temporada, o que é garantido que acontecerá graças a uma renovação antecipada.
Pior, é possível que os passageiros do Expresso do Amanhã, especialmente na seção de cauda esfarrapada e desesperada, possam recorrer a um horrível substituto para a carne bovina – canibalismo -, algo que Layton disse que já havia acontecido antes entre os mais pobres. O moral no Expresso do Amanhã, da cauda à terceira classe, até a luxuosa primeira classe, já está pendurado por um fio, e o evento em nível de extinção já pode ser um ponto de inflexão precoce da anarquia a bordo do Trem da Grande Arca.
No Brasil, Expresso do Amanhã foi disponibilizada pela Netflix, que vai lançar novos episódios todas as segundas-feiras.