Atenção! Contém spoilers da temporada final de O Mundo Sombrio de Sabrina.
O Mundo Sombrio de Sabrina é um reboot sinistro e mais adulto da famosa personagem dos anos 90, e une puro terror com comédia e o estilo conhecido de séries teens, como Riverdale.
A série é uma das produções mais elogiadas da Netflix, conseguindo uma boa audiência e uma enorme base de fãs nas redes sociais. Por isso, a decisão da plataforma de cancelar a produção em sua quarta temporada pegou muita gente de surpresa.
A temporada final de O Mundo Sombrio de Sabrina foi marcada por inúmeras referências à obra de H.P. Lovecraft, um dos autores mais icônicos do mundo do terror e ficção científica.
Embora a maioria das referências seja bem clara, um detalhe mais discreto pode ter passado despercebido pelos fãs.
Confira abaixo!
A origem de Lucas Hunt
Em “The Weird”, o terceiro episódio da temporada final de Sabrina, as bruxas de Greendale enfrentam o terceiro Terror do Sobrenatural: o Estranho.
A criatura é caracterizada a partir de uma das histórias mais famosa de Lovecraft: O Chamado de Cthulhu.
Nela, um ser ancestral de proporções gigantescas se comunica com humanos por meio de “sonhos” e utiliza seu enorme poder psíquico para servir como um arauto do fim.
Em O Mundo Sombrio, o Estranho aparece como uma criatura marinha repleta de tentáculos, fazendo referência à descrição de Chtulhu na obra de Lovecraft. Ela também compartilha com o personagem original a habilidade de controle mental, usada para transformar Sabrina no receptáculo do Terror.
O episódio também adapta vários elementos de outra história do escritor – e um deles não foi percebido pela maioria dos fãs.
Enquanto Sabrina tenta usar seus poderes para “criar” o namorado perfeito, a escola de Greendale dá boas vindas a um novo estudante. Lucas Hunt é introduzido como uma transferência do Colégio Innsmouth e membro do time de natação.
O jovem vive um curto flerte com Sabrina antes de se deparar com a influência do Estranho e mudar de escola mais uma vez – desta vez sendo transferido para o Colégio de Riverdale.
O que muitos fãs não sabem é que a própria origem de Lucas traz elementos do horror cósmico lovecraftiano.
Na obra de H.P. Lovecraft, Innsmouth é uma misteriosa cidade no estado de Massachusetts.
Descrita como um lugar decrépito e infeliz, a cidade é o cenário de A Sombra de Innsmouth, história escrita em 1936. A trama revela que o sinistro local foi marcado pela presença e influência dos Profundos, uma raça horrenda de criaturas humanoides subaquáticas.
Para piorar ainda mais a situação, uma seita maligna passou séculos promovendo o cruzamento entre humanos e os Profundos, o que gerou deformidades terríveis na população de Innsmouth.
O fato de Lucas Hunt ser introduzido como um integrante do time de natação é uma referência direta às qualidades anfíbias dos habitantes da cidade.
Embora Sabrina já tenha chegado ao fim, Lucas Hunt pode retornar em Riverdale – que supostamente vai investir pesado em elementos sobrenaturais na próxima temporada.
A temporada final de O Mundo Sombrio de Sabrina está disponível na Netflix.