Feios adapta o livro de mesmo nome. O filme da Netflix, contudo, faz algumas mudanças na trama. Vamos ver o que.
Depois de anos em desenvolvimento, a adaptação da série de livros escrita por Scott Westerfeld ganha as telas em produção da plataforma de streaming.
Dirigido por McG (As Panteras, Guerra é Guerra), com o trio Jacob Forman, Vanessa Taylor e Whit Anderson a cargo da adaptação, e com o próprio autor atuando como produtor executivo, segundo o Deadline.
O longa é ambientado em uma realidade distópica onde jovens denominados “feios”, são mantidos em isolamento até atingirem 16 anos, quando passam por uma série de procedimentos estéticos com o objetivo de alcançarem a beleza imposta pela sociedade.
Continue lendo para saber sobre as mudanças do filme Feios em relação ao livro original.
Livro de Thoreau
Walden, um livro de Henry David Thoreau, que é citado somente no segundo livro da série, Perfeitos, de Westerfeld, tornou-se uma ferramenta importante passada entre os fumacentos recrutados por Shay e seus amigos. Os espectadores mais tarde descobrem que o livro veio de David e seus pais, e ele incentiva a desobediência civil e o pensamento radical através do isolamento na natureza.
Guardiões
No livro, os Guardiões, que são perfeitos focados em controlar a erva daninha das orquídeas-tigre brancas ao redor das cidades com lança-chamas, são perfeitos. No filme, os Guardiões foram combinados com os Smokes, que assumem a tarefa de queimar os campos de flores e tentar impedir que a flor invasora destrua o ecossistema.
Pranchas flutuantes em A Fumaça
Tally usa uma prancha flutuante, que se mantém no ar enquanto houver metal embaixo, para chegar à Fumaça tanto no livro quanto no filme. No entanto, quando ela chega à Fumaça no filme, as pranchas flutuantes não são usadas na comunidade isolada. O livro de Westerfeld ainda contém momentos com o uso de pranchas flutuantes, e David até sabe como utilizá-las, mesmo tendo crescido fora da cidade.
Extensão da cirurgia de Peris
Peris não se torna um especial nos livros. Shay se torna, depois de ser transformada em perfeita. Peris, de certa forma, desaparece da história nos livros, enquanto Tally luta contra a sociedade que obriga as pessoas a se conformarem a certos padrões estéticos.
Peris matando o pai de David
A maneira como Az (Jay DeVon Johnson) é morto na frente de sua esposa e David é diferente no livro, além do fato de que Peris faz isso por ter se tornado um Especial. Nos livros, a morte de Az acontece porque ele é forçado a passar por uma cirurgia. A Dra. Cable experimenta uma maneira de mudar suas memórias, pois achava que ele ainda falaria sobre as lesões cerebrais que vêm com a operação de tornar-se perfeito, depois de ter se concentrado tanto nelas.
A cura em forma de comprimidos
A cura é composta por dois líquidos combinados no filme, em vez de comprimidos, que Maddy (Charmin Lee), mãe de David, fabrica após roubar nanosynth do laboratório da Dra. Cable. No livro, a cura assume a forma de comprimidos físicos, e Maddy trabalha arduamente para desenvolvê-la.
Peris caindo para a morte
Claro, é possível que Peris não esteja realmente morto, mas a queda que ele sofre no final do filme parece bastante fatal. Nos livros, seu destino é muito diferente, já que ele não chega a enfrentar Tally depois de se tornar um Especial. Ele continua sendo um Perfeito.
Feios está disponível na Netflix.