Após fazer grande sucesso na Europa, o filme Interrompemos a Programação finalmente chegou na Netflix. Com uma trama alucinante, repleta de reviravoltas e uma mensagem desconfortável sobre a existência humana, o longa ficou Top 10 do catálogo brasileiro, estabelecendo-se como um verdadeiro sucesso, no começo de julho.
O filme estreou inicialmente no Festival de Sundance, em 30 de janeiro de 2021, onde dividiu a opinião dos críticos.
A produção polonesa acompanha a história de um jovem que invade – armado – um estúdio de TV, com o objetivo de passar uma mensagem importante ao mundo.
Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, elenco e recepção crítica de Interrompemos a Programação.
A trama e elenco de Interrompemos a Programação
Interrompemos a Programação é um suspense polonês dirigido por Jakub Piatek e roteirizado por Lukasz Czapski, marcado por uma trama chocante com inspirações na vida real.
A premissa de Interrompemos a Programação é bastante simples: no último dia de 1999, o jovem Sebastian se tranca em um estúdio de TV.
O protagonista chega com uma arma carregada e faz dois apresentadores de reféns. Seu objetivo? Transmitir uma “mensagem extremamente importante” para todo o mundo.
A trama do ataque é a última alternativa de um jovem rebelde e as medidas mais extremas que alguém pode tomar para concretizar seus objetivos.
O longa traz o astro polonês Bartosz Bielenia (Corpus Christi) como o protagonista Sebastian, contando também com Magdalena Popławska, Andrzej Kłak, Małgorzata Hajewska-Krzysztofik, Dobromir Dymecki e Monika Frajczyk em seu elenco.
Embora não seja baseado em uma história real específica, Interrompemos a Programação utiliza como base narrativa algo que já aconteceu (mais de uma vez) na vida real: pessoas armadas invadindo programas ao vivo.
Os críticos gostaram de Interrompemos a Programação?
Após estrear na Netflix, Interrompemos a Programação teve seu nível de aprovação no Rotten Tomatoes finalmente divulgado.
A nota prova que o longa realmente dividiu a opinião dos críticos, com 56% de aprovação no agregador de resenhas de cinema.
“Interrompemos a Programação é um filme estiloso e altamente ‘assistível’, mas vazio em sua profundidade”, comentou a crítica da revista Variety.
Carlos Aguiar, crítico do site de Roger Ebert, concorda. O jornalista afirma que, apesar de contar com uma premissa interessante, o longa polonês não faz muito para aproveitar a grande oportunidade.
“No seu núcleo narrativo, Interrompemos a Programação lida com ideias sobre a juventude da Polônia, e sua ausência de possibilidades para um futuro promissor. A intenção temática do filme tem bases fortes, mas nem tanto. Principalmente porque os outros personagens do longa não são caracterizados o suficiente para a adição de aspectos dramáticos discerníveis”, afirma a resenha.
Entre os usuários do Google, uma representação do público em geral, Interrompemos a Programação foi aprovado por apenas 45% dos comentários.
Interrompemos a Programação está disponível na Netflix. Confira abaixo o trailer do longa.