Recém-chegado ao catálogo brasileiro da Netflix, Viva o México! está fazendo o maior sucesso entre os assinantes do streaming. O que muitos espectadores não sabem é que essa divertida comédia está envolvida em uma grande polêmica internacional, enfurecendo até mesmo o presidente do México.
“Pancho volta à sua cidade natal com a esposa e os filhos para receber a herança deixada pelo avô. Mas seus parentes não vão deixar barato”, diz a sinopse oficial de Viva o México! na Netflix.
Descrito como “uma hilária sátira política”, Viva o México! tem direção de Luis Estrada, de filmes como A Lei de Herodes e A Ditadura Perfeita.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a controvérsia de Viva o México! na Netflix; confira! (via La Nación)
Entenda a controvérsia de Viva o México! na Netflix
O filme mexicano Viva o México! estreou na Netflix em 11 de maio. Dias depois, o longa passou a figurar no Top 10 brasileiro – e de vários outros países – na plataforma.
Pelo menos até o momento, Viva o México! é o 3º filme mais assistido pelos usuários nacionais da Netflix, perdendo somente para o thriller A Mãe e a ficção científica Synchronic.
Com mais de 3 horas de duração, Viva o México é uma “sátira da mexicanidade”. O problema é que o filme de Luis Estrada faz algumas alusões a Andrés Manuel López Obrador, o presidente atual do México.
Antes do filme estrear na Netflix, foi exibido por algumas semanas, no final de março, nos cinemas mexicanos. Na época, o presidente do México descreveu o longa como “uma produção de quinta”, feita exclusivamente para o público conservador.
“É um filme feito por cineastas progressistas, mas para consumo dos conservadores”, disse o presidente em uma coletiva de imprensa.
O diretor de Viva o México!, em contrapartida, disse que o filme deve ser encarado apenas como uma sátira, e que as supostas alusões ao presidente Obrador, na verdade, não são sobre ele.
“Acho que o fato do presidente ter virado crítico de cinema, mesmo sem ter visto o filme, fala mais deles do que de mim, com os inúmeros adjetivos que me deu pela manhã. O filme não é sobre o presidente, é sobre a mexicanidade, sobre nós mesmos, em tom de sátira, caricatura, farsa”, explicou o cineasta.
Estrada disse também que o objetivo de Viva o México! não agradar uma classe política específica ou a crítica especializada, mas sim o público mexicano.
“Não faço filmes para críticos ou jornalistas, faço-os para o grande público, já que a minha intenção é fazer cinema popular. Às vezes, consigo com maior sucesso, e outras vezes, não. Mesmo assim, ainda acho que o cinema se vê melhor no próprio cinema”, concluiu o diretor.
Você já pode assistir Viva o México! no catálogo brasileiro da Netflix.