Os filmes da Netflix não vão mais poder participar da mostra competitiva do Festival da Cannes, informou o Vulture.
Theirry Fremaux, organizador do festival, baniu os filmes do serviço de streaming de participar do evento competitivo do festival. Isso não quer dizer que a Netflix não possa exibir seus filmes no festival, na realidade ela pode, mas fora da mostra competitiva.
Desse modo, os filmes do serviço não podem concorrer a prêmios como a Palma de Ouro. Segundo Fremaux, a decisão foi tomada devido ao modo de distribuição de filmes escolhido pela Netflix.
Steven Spielberg: “Filmes da Netflix não deveriam concorrer ao Oscar”
“O pessoal da Netflix adora o tapete vermelho e adoraria apresentar outros filmes [no Festival de Cannes], mas eles entendem que a intransigência de seu modelo de distribuição é diferente do nosso” disse Fremaux.
No ano passado, dois filmes da Netflix, Okja e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, foram escolhido para participar da mostra competitiva do festival. A organização de Cannes esperava que os filmes fossem lançados no cinema antes de chegarem ao streaming, mas o serviço os lançou diretamente no streaming, algo que não foi bem visto pelo festival.