“Cabelo é beleza” é uma citação que resume perfeitamente a nova série da Netflix, A Vida e a História de Madam C.J. Walker. O programa é um lindo drama de época, recheado de ricos tons de jóias e vibrações vintage, com um grande elenco de personagens.
Situada em St. Louis, por volta de 1908, A Vida e a História de Madam C.J. Walker é uma minissérie em quatro partes sobre a primeira milionária negra que fez sua fortuna como empreendedora de cuidados com os cabelos. De acordo com a Netflix, “contra todas as probabilidades, Walker superou os preconceitos raciais e de gênero pós-escravidão, traições pessoais e rivalidades de negócios para criar uma marca inovadora que revolucionou o cuidado com os cabelos negros, enquanto lutava simultaneamente por mudanças sociais”.
Desde as primeiras cenas, A Vida e a História de Madam C.J. Walker acompanha Octavia Spencer como Madam C.J. Walker, uma ambiciosa empresária que trabalha sozinha, que está sobrecarregada e cujo cabelo começa a cair. Resgatada por uma amiga, que se torna sua inimiga e rival de negócios, ela começa a usar uma fórmula para o crescimento do cabelo, eventualmente recuperando a confiança junto com uma ideia de um milhão de dólares.
É um papel que combina perfeitamente com a vencedora do Oscar, que também é produtora da minissérie. Outro nome de elite por trás das câmeras é o produtor executivo e rei do basquete LeBron James, cujo talk show de barbearia, The Shop, aguarda uma renovação da terceira temporada na HBO.
Na frente da câmera, Spencer se junta às forças cômicas de Tiffany Haddish, Bill Bellamy e Garrett Morris. Para saber mais sobre o elenco, continue lendo.
Octavia Spencer como Sarah Breedlove, Madam C.J. Walker
A atriz vencedora do Oscar Octavia Spencer assume a liderança como a Sarah Breedlove da vida real – embora ela seja mais conhecida como Madam C.J. Walker. Uma mulher que sofria de uma doença no couro cabeludo, ela inventou produtos especializados para o cabelo com seu “Método Walker” para mulheres negras; provaria ser um negócio lucrativo que a consolidaria como a primeira milionária por conta própria.
Mais tarde, ela abriria o Lelia College of Beauty Culture, em homenagem a sua filha.
Blair Underwood como Charles Joseph “C.J.” Walker
Underwood é o vendedor de publicidade de Sarah e também seu marido, C.J. Walker. Ao longo da série, descobrimos que ele não a apoia muito.
Sem revelar muito, os Walkers têm um relacionamento que é uma montanha-russa.
Tiffany Haddish como Lelia Walker
A filha de Sarah, Lelia Walker, é interpretada pela engraçada Tiffany Haddish. Walker administrou um salão no Harlem que atraiu gente como Langston Hughes.
Ela se tornou a chefe da empresa de sua mãe em 1919 e permaneceu nesse cargo até a morte em agosto de 1931.
Carmen Ejogo como Addie Munroe
Carmen Ejogo traz a oposição à boa sorte de Sarah. Ela interpreta Addie Munroe, a feroz rival de negócios de Sarah, que nem sempre esteve contra Madam C.J. Walker.
De acordo com a série, Addie foi quem inicialmente apresentou Sarah ao mesmo produto que ajudaria o seu cabelo a crescer novamente, gerando confiança para lançar sua ideia de um milhão de dólares. A personagem é inspirada em Annie Turnbo Malone.
Kevin Carroll como Freeman Ransom
Aliado de longa data de Sarah, Freeman Ransom era ativista cívico e advogado de Indiana que representou sua marca de cabelos até sua morte em 1947. Ele também era o gerente geral de sua empresa enquanto Lelia era presidente.
Ele até deu o nome de sua filha por causa de Lelia, de acordo com o New York Times. O papel de Ransom é interpretado por Kevin Carroll, que você pode conhecer de Deus Me Adicionou ou Velvet Buzzsaw.
Bill Bellamy como Doçura
Bill Bellamy assume o papel de primo de Ransom, Doçura. Não deixe que o nome dele o engane: um personagem que ostenta um chapéu-coco e roupas elegantes, Doçura incomoda vários dos personagens de A Vida e a História de Madam C.J. Walker.
Garrett Morris como Cleophus Walker
O sogro de Sarah, um ex-escravo que vem morar com os Walkers e se orgulha das ambições de sua nora, obtém o estilo cômico de Garrett Morris. Um comediante histórico dos Estados Unidos, Morris recentemente conseguiu papeis em This Is Us, Station 19 e Family Reunion da Netflix.
E para as crianças dos anos 90, ele interpretou Stan Winters em Martin.
Zahra Bentham como Netty Ransom
O papel da esposa de Ransom, Netty Cox Ransom, vai para a relativamente novata Zahra Bentham, que deixou uma impressão duradoura no sucesso da Netflix, Spinning Out. A própria Netty provavelmente deixou várias impressões duradouras, como professora.
O New York Times relatou que Netty frequentou o Talladega College com apenas 16 anos e passou a ter mestrado em biblioteconomia na Universidade de Columbia – e era a única pessoa negra em sua turma.
Cornelius Smith Jr. como W.E.B. DuBois
Ativista de direitos civis, editor do The Crisis e co-fundador da NAACP, o famoso W.E.B. DuBois também era um grande amigo de Sarah. Quem o interpreta é Cornelius Smith Jr., que interpretou Marcus Walker no seriado Scandal.
J. Alphonse Nicholson como John Robinson
O marido de Lelia, que nunca será bom para nada aos olhos de Sarah, John Robinson, é interpretado por J. Alphonse Nicholson. Alguns destaques notáveis do currículo de Nicholson incluem o drama Luta Por Justiça e a série P-Valley, que ainda está para ser lançada.
A Vida e a História de Madam C.J. Walker está atualmente disponível na Netflix.