Lançamento

Guerra Culinária corrige o maior erro de programas como Master Chef

Reality show faz o maior sucesso na Netflix

Guerra Culinária
Guerra Culinária

Guerra Culinária é um reality show culinário da Netflix que está atraindo grande atenção, tendo ascendido para o top 10 da plataforma em vários países, inclusive no Brasil.

O foco principal do programa está na criação de pratos impecáveis, dignos de um restaurante de alta gastronomia, mas o destaque fica por conta da forma inovadora de julgar os competidores. A disputa é entre dois grupos de chefs: os White Spoon Chefs e os Black Spoon Chefs, com renomados nomes da culinária sul-coreana participando como jurados.

Uma das grandes diferenças do programa em relação a outros realities como Master Chef é o uso de vendas nos olhos dos jurados durante a degustação dos pratos.

Isso garante que o julgamento seja baseado unicamente no paladar, eliminando qualquer influência visual. Essa prática não é exatamente nova, mas em Guerra Culinária foi adotada de forma consistente, tornando-se um elemento essencial da competição. Chef Baek Jong-Won, que também é um dos jurados, afirma que essa técnica aprimora os sentidos, permitindo uma avaliação mais precisa das texturas e sabores. Dessa forma é corrigido o maior erro de programas do estilo: o favoritismo de juízes.

Guerra Culinária
Guerra Culinária

Mais inovações em Guerra Culinária

Outro aspecto inovador é a identidade dos competidores, que permanece oculta. Os jurados não sabem quem preparou cada prato, o que evita qualquer tipo de favoritismo, especialmente porque alguns dos chefs do grupo Black Spoon já trabalharam com os jurados no passado. Assim, a crítica é completamente imparcial, focando exclusivamente na qualidade do prato apresentado.

O sistema de votação também é diferente de outros programas culinários. Ao invés de avaliar os pratos individualmente logo após a degustação, os jurados revelam o resultado final ao término de toda a preparação. Isso exige dos jurados uma memória afiada para recordar os sabores e técnicas de cada prato ao longo da competição.

Os pratos são servidos em porções no estilo amuse-bouche, ou seja, pequenas porções que encapsulam todos os elementos de sabor e textura do prato. Essa abordagem incentiva a criatividade dos chefs, desafiando-os a concentrar o máximo de sabores em uma única mordida, além de reduzir o desperdício de alimentos.

Por fim, o critério mais importante do show é o sabor. Chef Baek deixa claro desde o primeiro episódio que o sabor é o único fator levado em consideração na avaliação dos competidores. Isso oferece aos jurados uma oportunidade de explorar a técnica e o perfil de sabores de cada chef, ao mesmo tempo que proporciona um aprendizado valioso para os competidores.

Com esse foco em julgamento justo e baseado no sabor, Guerra Culinária se destaca como um dos programas culinários mais envolventes e imparciais da atualidade.

A série está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.