Para que você não pense que Henry Cavill fala constantemente sobre o quão duro ele trabalha, saiba que ele está longe de ser solipsista.
“Estou muito orgulhoso de minha equipe, porque espero um alto padrão de mim mesmo e eles corresponderam a isso”, disse ele sobre o apoio que recebeu em sua preparação para The Witcher.
Em uma entrevista com a Esquire, Cavill constantemente deu créditos para seus colegas, desde os “dublês incríveis” até sua cabeleireira, Jackie.
Grande transformação
As cicatrizes em seu abdômen rasgado que ele postou no Instagram felizmente eram apenas maquiagem. Mas fazer suas próprias acrobacias trazia riscos ocupacionais.
“Como estava treinando forte na academia durante todo o processo, a cicatrização de qualquer lesão ficou difícil.”
“Você estressa tanto os músculos quando está muito desidratado e cansado no final do dia que pequenas coisas podem acontecer, como distensão muscular, o que nunca vai embora.”
Na verdade, o trabalho de seu treinador se tornou “um grande desafio” devido ao cronograma de filmagens de Henry Cavill e à persistente falta de sono.
“Ele teve que encontrar uma maneira de me apoiar enquanto ganhava massa muscular sem me esmagar completamente todos os dias”, disse Cavill.
“Mas, é claro, isso acaba com você.”
“Após oito meses de filmagem, eu estava em um estado terrível. Mas nós conseguimos. Não foi fácil. Não foi nada fácil. Mas Dave Rienzi sabe das coisas. Ele é um excelente treinador.”
Rienzi, que também é treinador de Dwayne Johnson, foi apresentado a Henry Cavill pela magnata de Hollywood Dany Garcia, que gerencia os dois atores. Garcia também é a ex-mulher de Johnson, sua co-produtora e uma fisiculturista profissional.
“A agenda de filmagens de Henry em The Witcher era muito exigente”, disse Rienzi.
“E porque ele fazia seu próprio trabalho de dublê, seu treinamento tinha que ser muito focado e eficiente, sem sobrecarregar demais seu sistema nervoso central.”
Henry Cavill estava acostumado a mais “treinamento no estilo de CrossFit”, primeiro com Mark Twight para O Homem de Aço, depois com seu associado Michael Blevins para Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça.
Cavill reiterou que amou trabalhar com os treinadores e o atletismo que eles fomentaram nele com seus exercícios exaustivos. Mas treinar como um atleta exige a recuperação como um, então filmar por cima era, ele admitiu, muitas vezes difícil de suportar.
Cavill descobriu que poderia suportar melhor um “híbrido de musculação e treinamento atlético ou funcional de Rienzi, com foco em movimentos pré-habituais, treinamento central, técnicas de ativação muscular e mobilidade”.
Em vez de machucar Henry Cavill com levantamento de peso, Rienzi prescreveu pesos moderados e várias técnicas para aumentar o tempo sob tensão e, assim, os ganhos (para usar o termo técnico).
O programa preciso variou durante a produção de The Witcher, mas normalmente Cavill estava malhando cinco dias por semana, atingindo cada grupo muscular uma vez.
Ele realizava exercícios aeróbicos em jejum seis dias por semana para queimar gordura e aumentar seu metabolismo, permitindo-lhe comer mais e, disse Rienzi, “criar um ambiente rico em nutrientes onde seus músculos pudessem se recuperar e crescer”.
Manter uma ingestão consistente de proteínas foi a chave para a recuperação de Cavill, assim como o horário de outras refeições “para reabastecer seu corpo”.
Se ele terminasse o treino num horário adequado, isso significava preferir comida italiana em um restaurante em Budapeste chamado Trattoria Pomo D’Oro. Se não, era um hambúrguer no carro a caminho de casa.
“Isso sempre pareceu incrível”, disse o ator, rindo.
“Mas porque estava escuro como breu, você acabava com 60% disso sobre você e 40% dentro de você.”
Enquanto isso, sua dieta regular variava, bem como seu treinamento, mas geralmente consistia em quatro refeições caprichadas e dois shakes.
No período que antecedeu as cenas sem camisa em The Witcher, Rienzi reduziu a quantidade de carboidratos e gordura. Enquanto Cavill tinha a vantagem de ter o contato do treinador de Dwayne Johnson, Rienzi mora em Sunrise, Flórida – muito longe de Budapeste.
Assim, além dos dias anteriores às cenas sem camisa mencionadas, para as quais Rienzi viajava por cerca de duas semanas, Cavill treinava sozinho, enviando fotos atualizadas semanalmente.
Em alguns locais, Cavill nem mesmo tinha acesso a uma academia decente, o que forçou Rienzi a ser criativo.
“Usávamos halteres, faixas de resistência, bolas de estabilidade e um TRX quando essas situações surgissem”, disse ele.
Mas nada disso foi um obstáculo para Henry Cavill alcançar, em suas próprias palavras, “a melhor forma da minha vida”.
Henry Cavill retornará como Geralt de Rívia na segunda temporada de The Witcher, que pode estrear em 2021. Enquanto isso, a primeira temporada já está disponível na Netflix.
Veja abaixo um antes e depois do astro.