Sucesso na Netflix, Indecente é uma interessante história de mistério, marcada por reviravoltas do início ao fim. Quem já conferiu o longa sabe que a trama surpreende ao revelar a identidade do assassino. Mas o que muita gente não percebe é que o final do filme esconde uma mensagem importante sobre violentos crimes da vida real.
“A escritora de livros de mistério Grace Miller é famosa pelo instinto para resolver crimes – e vai precisar de todo esse talento para investigar o assassinato da irmã”, afirma a sinopse de Indecente na Netflix.
Eventualmente, a protagonista Grace descobre que outras cam girls – além da irmã Kathleen – estão sendo atacadas por um serial killer misterioso, que chama todas as vítimas de “Desiree”.
Com essa informação, Grace decide atrair o assassino para uma armadilha. A personagem de Alyssa Milano começa um show virtual como Desiree, acreditando que o criminoso iria até a casa de Kathleen para confrontá-la.
O final de Indecente na Netflix
Enquanto isso, dois alunos de Kathleen – Randy e Jerald – são questionados por investigadores sobre o suposto envolvimento nos crimes.
Quando evidências apontam para Randy, o jovem é imediatamente considerado o principal suspeito, mesmo afirmando ser inocente.
Randy confronta Jerald no vestiário da escola, e acusa o colega de ser obcecado com Kathleen. Nesse momento, Jerald começa a atacar Randy e se revela como o serial killer.
Com evidências suficientes para prender Jerald, os policiais pedem para Grace desistir da armadilha.
Mas a protagonista de Indecente desobedece as ordens dos investigadores, e espera pela aparição do assassino. Quando Jerald chega à casa de Kathleen, Grace engana o jovem e filme sua confissão.
Jerald, então, tenta matar Grace. Mas neste momento, o Detetive Ed chega e atira no assassino até a morte.
As motivações do assassino e a mensagem de Indecente
Como Grace aponta antes do confronto final, a obsessão de Jerald por Kathleen/Desiree surge devido à relação do jovem com sua própria mãe.
A mãe de Jerald, uma senadora de Missouri, é completamente crítica e fria com o filho, o que faz o jovem procurar uma figura materna em outro lugar.
“Você amava a Kathleen porque ela representava tudo que sua mãe não é. Ela era carinhosa e afável”, afirma Grace.
A personagem explica que, enquanto Kathleen era gentil e amável, ‘Desiree’ – a alcunha dominatrix da professora – era assertiva e durona.
Essa dualidade fez Jerald surtar e matar Kathleen. Mas a obsessão do jovem não termina por aí, e ele continua a perseguir dominatrixes virtuais.
De acordo com o site Bustle, a mensagem de Indecente está relacionada aos perigos que as trabalhadoras do sexo vivem na vida real.
Segundo um estudo do Centro de Justiça Social Urbana, 50% das trabalhadoras do sexo já sofreram violência física no trabalho, e até 75% podem sofrer violência no futuro.
Indecente está disponível na Netflix.