Após fazer grande sucesso como uma das melhores séries originais do YouTube Red, Cobra Kai finalmente fez sua estreia na Netflix, e desde então vem conquistando o público brasileiro e se mantendo entre as séries mais assistidas da plataforma.
No derivado e continuação de Karatê Kid, Ralph Macchio e William Zabka reprisam seus papéis da franquia. Os épicos adversários retornam para o dojo, trinta anos depois dos eventos do torneio de 1984.
Johnny Lawrence (Zabka) busca por redenção ao reabrir o famoso dojo, reacendendo a rivalidade com Daniel LaRusso (Macchio), que luta pela manutenção do equilíbrio em sua vida sem a ajuda do mentor, Sr. Miyagi.
O site Looper explicou as impressionantes origens de Karatê Kid e Cobra Kai; confira abaixo!
A origem de Karatê Kid
Muitos fãs não sabem, mas o roteirista Robert Mark Kamen baseou a história de Karatê Kid em suas próprias experiências no mundo das artes marciais na adolescência.
Em uma entrevista à Sports Illustrated, Kamen revelou que foi agredido por uma gangue de valentões em 1964. Com o orgulho ferido, o escritor decidiu entrar nas aulas de karatê para aprender a se defender.
Infelizmente, o primeiro professor de Kamen não foi uma boa escolha. O ex-fuzileiro naval tinha um rstilo agressivo, focado em “bater primeiro, bater forte e não ter misericórdia”.
Esse estilo lembra o de alguém, certo? Pois o professor de Kamen serviu como inspiração para a criação do personagem Kreese e o dojo Cobra Kai.
Após conseguir sua primeira faixa preta, Kamen procurou um estilo diferente de karatê, mais centrado na defesa com movimentos fluidos e graciosos.
Em sua busca, o roteirista encontrou um estilo chamado Goju-ryu, oriundo de Okinawa. Misturando o karatê com elementos do kung-fu chinês, um professor em especial marcou a vida de Kamen, e foi homenageado em Karatê Kid.
O nome desse professor era Chojun Miyagi. Com todos esses elementos em mente, Kamen precisou apenas de um pontapé inicial para criar a trama de Karatê Kid.
Frank Price, na época o presidente da Columbia Pictures, apresentou para Kamen uma história interessante: um garoto de 9 anos havia ganhado uma faixa preta de karatê após se interessar pela arte marcial por sofrer bullying na vizinhança.
Com a ajuda do produtor Jerry Weintraub, Kamen pôde criar o roteiro de Karatê Kid, misturando a história real do garoto de 9 anos com suas próprias experiências na infância e adolescência.
As três temporadas de Cobra Kai estão disponíveis na Netflix.