Controvérsia

Maestro: Maquiagem polêmica de Bradley Cooper demorava 5 horas para ser feita

Cinebiografia de Leonard Bernstein chega em dezembro na Netflix

Maestro é dirigido e estrelado por Bradley Cooper
Maestro é dirigido e estrelado por Bradley Cooper

Maestro, novo filme de Bradley Cooper, é um dos maiores lançamentos da Netflix em 2023. O filme gerou polêmica em razão da prótese de nariz aplicada em Cooper, para ele se parecer com Leonard Bernstein, grande ironia, considerando que o processo de maquiagem dele levava horas.

Kazu Hiro, vencedor de um Oscar por transformar Gary Oldman em Winston Churchill para O Destino de uma Nação, revelou durante o Festival de Cinema de Nova York (via Entertainment Weekly) que precisava estar no set às 1h da manhã em partes do filme em que Bradley Cooper aparece como Leonard Bernstein na casa dos 70 anos.

“Na última etapa, ele estava coberto praticamente por todo o corpo, com o traje e os braços. Isso levou mais de cinco horas”, Hiro revelou. “Na última etapa, o tempo todo, nosso horário de chamada era uma da manhã. A outra coisa era que ele queria que a maquiagem terminasse antes da chamada da equipe, então ele apareceria como Lenny para preparar a filmagem e tudo mais. Isso também meio que antecipava nosso horário de chamada em duas horas a mais do que o normal, então foi bem difícil.”

Cooper aparece como o famoso compositor ao longo das décadas, o que exigiu diferentes durações de tempo na cadeira de maquiagem. Por exemplo, levou apenas duas horas e meia para transformar Cooper em Bernstein em seus 20 anos, em comparação com o processo de cinco horas para Bernstein em seus 70 anos.

“Tivemos que continuar adicionando, porque à medida que ele envelhecia, tínhamos que adicionar mais elementos”, disse Hiro. “A fase mais jovem envolvia o nariz, os lábios, o queixo e uma peruca. Após a terceira fase, começamos a adicionar bochechas e pescoço.”

O trabalho de Hiro recebeu muitos elogios dos três filhos de Leonard Bernstein.

“Nos deixou sem fôlego, nos fez suspirar”, disse Jamie Bernstein à Variety no tapete vermelho do Festival de Cinema de Nova York. “Em algumas fotos, podíamos perceber um pouco que era Bradley, mas havia certas fotografias em que íamos, ‘Meu Deus!’ Era tão surpreendentemente perfeito.”

“Recebi uma ligação no FaceTime, e não reconheci o número. Mas arrisquei, e era meu pai quando era idoso!”, acrescentou Nina Maria Felicia Bernstein. “Obviamente, não era meu pai quando era idoso, era o Bradley. Eu não conseguia parar de rir. Ele tinha o cigarro e os óculos, era tão perfeito.”

Bradley Cooper em Maestro

Mais sobre Maestro

O romance biográfico, co-escrito e produzido por Cooper, narra a vida do aclamado maestro e compositor, com foco em seu tumultuado casamento de 25 anos com Felicia Montealegre.

Contracenando com Cooper está a atriz de Bela Vingança, Carey Mulligan, interpretando Montealegre.

Maestro terá sua estreia no Festival de Cinema de Veneza em setembro, antes de chegar a alguns cinemas selecionados em novembro.

Ele será lançado na Netflix em 20 de dezembro.

Sair da versão mobile