Baseado em fatos

Máfia da Dor: Liza Drake existe na vida real?

Personagem é interpretada por Emily Blunt

Emily Blunt em Máfia da Dor
Emily Blunt em Máfia da Dor

Máfia da Dor, estrelado por Emily Blunt e Chris Evans, é o novo filme da Netflix. Inspirado em história real, muitos podem se perguntar se a personagem de Blunt, Liza Drake, existe de verdade – vamos ver adiante.

“Uma mãe solo falida, mas ambiciosa, encontra uma oportunidade de ganhar dinheiro vendendo um analgésico potente. Mas até onde ela vai para ficar rica?”, diz a sinopse do filme.

Na trama, Liza Drake (Emily Blunt) é uma mãe solteira de classe trabalhadora que acaba de perder o emprego e está no limite. Um encontro casual com o representante de vendas de produtos farmacêuticos Pete Brenner (Chris Evans) a coloca em uma trajetória ascendente economicamente, mas de ética duvidosa, ao se envolver em um perigoso esquema de extorsão.

Lidando com seu chefe cada vez mais desequilibrado (Andy Garcia), a piora da condição médica de sua filha (Chloe Coleman) e uma crescente consciência do devastação que a empresa está causando, força Liza a examinar suas escolhas.

Continue lendo para saber se Liza Drake existe fora de Máfia da Dor.

Emily Blunt como Liza Drake em Máfia da Dor

A história real por trás de Máfia da Dor

Embora se inspire em eventos da vida real, Máfia da Dor é um relato totalmente fictício e, portanto, Liza Drake não é uma pessoa real.

O filme foi inspirado no artigo The Pain Hustlers, de Evan Hughes, da New York Times Magazine, e foi desenvolvido juntamente com o livro de Hughes, The Hard Sell. Esses dois artigos contaram a história da Insys e de seu fundador, John Kapoor.

Para o filme Máfia da Dor, o escritor Wells Tower criou uma história original, mas com vários personagens vagamente baseados em pessoas reais da Insys. O CEO da Zanna, Jack Neel, de Andy Garcia, é uma versão de Kapoor, por exemplo, enquanto Pete Brenner, de Chris Evans, tem elementos do funcionário da Insys, Alec Burlakoff, que foi mencionado no artigo original.

Liza não é baseada em uma pessoa específica da história real da Insys, mas é um amálgama de várias pessoas.

“Ela era formada por jovens que, muitas vezes, estavam em uma situação difícil e tinham fome de sucesso, e muito disso está incorporado nela. Mesmo que os detalhes tenham vindo de um lugar ou de outro, eles são reais”, disse Hughes à Time.

“Demos a Wells licença para criar sua própria versão única das pessoas. Elas são inspiradas, eu diria, em vez de biográficas propriamente ditas”, acrescentou Yates nas notas oficiais de produção de Máfia da Dor.

“E Liza foi nossa invenção, uma mãe solteira com uma filha lutando contra problemas de saúde, uma sonhadora, subestimada, mas incrivelmente capaz.”

Máfia da Dor está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile