Mão de Ferro mostra as complexidades de fazer parte de uma família criminosa. A parte “familiar” dos negócios de Roman Manchados torna tudo ainda mais complicado porque ele não escolheu a família em que nasceu.
Pode-se discutir se Roman realmente queria fazer parte disso em primeiro lugar, mas agora que faz, não pode fugir disso. Seu irmão, Joaquin, teve um impacto crucial em sua vida. Mesmo em seu caminho para a vida adulta, Roman e Joaquin assumiram papéis específicos.
Enquanto Joaquin era o cérebro, Roman era o músculo de sua operação. Nas palavras do próprio Joaquin, a força de Roman valia três homens, enquanto o cérebro de Joaquin valia três homens.
No entanto, o futuro chefão do crime disse isso por um motivo. Joaquin era um homem implacável; ele não hesitava em tomar as decisões certas para garantir o funcionamento eficiente de sua organização.
Roman, por outro lado, era um homem com coração. Apesar de ser temperamental, ele tinha em si as emoções que seu irmão parecia evitar ativamente para subir os degraus de seu mundo cruel.
Talvez, se Joaquin conseguia de fato pensar melhor do que três homens, Roman compensava as emoções que faltavam ao seu irmão. Pode-se até dizer que, no final, suas emoções levaram a melhor sobre ele. Ele fez o que fez porque era um homem emotivo e se absteve de tomar a decisão lógica quando era necessário.
Roman Manchados nunca criou sua própria família, e seu irmão também teve um papel importante nisso. Não foi inteiramente culpa de Joaquin o fato de Roman ter acabado se apaixonando por Gloria, a filha de seu rival, Salazar.
Em 1989, eles eram novos no negócio e eram frequentemente subestimados por suas famílias rivais. Roman tinha até planejado se casar com Gloria e deixar a vida de crime para trás, mas, para isso, precisava de dinheiro, e ele só estava nesse negócio com seu irmão até que pudesse ganhar dinheiro suficiente para realizar seu sonho. Seu irmão Joaquin era terminantemente contra o namoro com Gloria por causa do histórico familiar dela, mas Roman insistia.
Depois que um acordo entre Salazar e Manchados dá errado, ele tenta matar Roman por estar envolvido com sua filha. Em uma tentativa de salvar a vida de seu irmão, Joaquin acaba perdendo o braço no processo.
Para vingar o atentado contra a vida de Roman, Joaquin lidera um ataque à gangue de Salazar, queimando-o vivo e matando todos os seus homens. Não se sabe o que aconteceu com Gloria depois disso, mas Roman tem lidado com a dor de perder seu amante desde então.
Para fugir dessa dor, ele encontrou companhia no álcool, acabando por se tornar um viciado compulsivo em álcool e sexo. Em seus últimos anos, ele conhece Christina, uma profissional do sexo que ele visita com frequência e por quem acaba se apaixonando novamente.
No entanto, ele queria um relacionamento monogâmico com ela, para o qual ela não estava preparada. Christina gostava da vida independente que levava por conta própria e pouco se importava com o tipo de vida que Roman lhe oferecia. Por motivos morais, as pessoas a associavam a insultos depreciativos, mas, para Christina, ela controlava sua própria vida.
Ela também sentia algo por Roman, mas não o mesmo que ele sentia por ela. Essa disparidade entre suas emoções causa um conflito quando Roman a pede em casamento, mas ela o recusa.
Por que Roman e Ricardo tinham uma rixa?
Roman não era apenas o tio de Ricardo, mas também seu padrinho. Ele praticamente criou o sobrinho, mas, à medida que envelheceram, o relacionamento entre eles ficou mais tenso. Roman não apenas viu as lutas e dificuldades pelas quais Joaquin passou, mas também viveu essas experiências lado a lado com seu irmão.
Talvez seja por isso que Roman vê o sobrinho como um moleque mimado que não respeita o império que o pai construiu para eles. De certa forma, Ricardo cresceu com privilégios, mas, mais uma vez, a batalha entre eles era uma batalha de perspectivas individuais. Ricardo tinha que lidar com seus próprios demônios, e o jogo era sua fuga. Ricardo não gostava da intromissão desnecessária do tio, o que fazia de Roman um hipócrita por não enxergar além das lentes de seu próprio direito.
Esse tipo de animosidade entre membros da família é muito comum. Sempre haverá um senso de direito e uma lacuna emocional entre os membros de duas gerações diferentes em uma família. Em uma sociedade coletivista como a espanhola, as pessoas mais velhas costumam desconsiderar a individualidade da geração mais jovem.
No entanto, não se pode simplesmente apontar o dedo, porque sempre existirá uma lacuna entre as gerações, da mesma forma que existe entre a geração do milênio, a geração Z e a geração Alfa. Talvez seja um ciclo sem fim.
O relacionamento de Roman e Ricardo atinge um novo patamar depois que Roman e Nestor encontram a correspondência do Czar e percebem que era o caminhão de Ricardo que estava transportando a carga. Sem dúvida, eles concluem que Ricardo estava por trás da remessa perdida. Para Roman, era fácil acreditar nisso, dado o passado de Ricardo com jogos de azar e comportamento financeiro arriscado.
Quando Ricardo descobre que está sendo acusado de roubo, ele também conclui que seu tio é responsável pelo ataque a Joaquin e que ele roubou o carregamento para fugir com a namorada. Ricardo, portanto, trama contra seu tio com Jatri, o homem a quem ele devia dinheiro.
Ricardo não teve outra escolha. Por um lado, seu tio estava presumivelmente incriminando-o por roubar a correspondência do Czar; por outro lado, Jatri iria matá-lo se ele não devolvesse o dinheiro que devia. Alimentado por sua própria animosidade contra Roman, Ricardo elabora um plano elaborado com Jatri para isolar Roman e fazer com que ele revele onde escondeu a remessa. Em primeiro lugar, sob as ordens de Jatri, Ricardo prova seu valor ao espancar Christina sem piedade.
Roman fica furioso por Ricardo ter machucado sua amante, o que o força a encontrar Ricardo com a intenção de matar seu próprio sobrinho. Seguindo as pistas deixadas intencionalmente por Ricardo, ele chega ao armazém, onde Ricardo e Jatri estão preparados para emboscar Roman.
Durante o violento confronto, Roman domina e mata Jatri e seus homens, mas antes que ele possa enfrentar seu sobrinho, Ricardo foge. Após uma breve perseguição, eles finalmente entram em um combate violento e acabam se matando.
A morte de Roman foi o resultado de um equívoco muito trágico. Ele era um homem emotivo, mas, assim como seu sobrinho, não era o tipo de pessoa que pensava antes de agir. Em retrospecto, por meio de sua morte, Iron Reign mostra a natureza dura do mundo deles.
Além disso, mostra a ironia de que a família deveria ser tudo para os Manchados. O sangue deveria ter protegido seus parentes. No entanto, Roman teve que matar seu sobrinho e ser morto por ele ao mesmo tempo.
Mão de Ferro está disponível na Netflix.